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Título: Organização automática de partituras para violino em níveis de dificuldade
Autor(es): Piccoli, Hanna Carolina Batalha Piccoli
Orientador(es): Silla Junior, Carlos Nascimento
Palavras-chave: Partituras
Classificação
Música para violino
Tallies
Classification
Violin music
Data do documento: 8-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: PICCOLI, Hanna Carolina Batalha. Organização automática de partituras para violino em níveis de dificuldade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Atualmente há uma grande quantidade de músicas e partituras disponíveis na Internet. No entanto, encontrar partituras com níveis apropriados para o estudo pode ser uma tarefa difícil para estudantes e professores de música. Isso se dá principalmente pela quantidade de versões diferenciadas existentes de uma mesma partitura musical ou ainda por diversas delas não serem identificadas por um nível de dificuldade específico. Definir a dificuldade de cada partitura musical de forma manual é uma tarefa complexa pelo fato de que exige muito conhecimento teórico e de um instrumento específico. Além disso, dificuldade é uma questão subjetiva considerando que as dificuldades encontradas em uma música podem ser interpretadas de formas distintas dependendo do instrumento em que a música é reproduzida ou até do nível de conhecimento da pessoa que a reproduz. Por este motivo, esse trabalho propõe a criação de uma ferramenta que fará a classificação automática de níveis de dificuldade para partituras musicais se baseando em métodos de ensino de instrumentos musicais específicos com o objetivo de tornar a tarefa de organização mais prática e eficiente.
Abstract: Currently, there is a large amount of songs and music scores available on Internet. However, find music scores with apropriate level to study can be a hard task for music student and teachers. This happens principally because of the existing amount of different versions of the same music score or because several of them are not identified by a specific difficulty level. Defining the difficulty for each piece of music manually is a complex task because it requires music knowledge and also, the knowledge of a specific instrument. Further, difficulty is a subjective question if considering the difficulty found in a song can be interpreted in different ways depending on the instrument the song is played or even the proficiency level of the person who plays it. For this reason, this work proposes the creation of a tool that would do the automatic classification of difficulty levels for music scores basing on specific musical instrument education methods aiming to make the organization of music scores more practical and efficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7427
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