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Título: Análise da evasão em um curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Autor(es): Oliveira, Jocilene Cristina de
Orientador(es): Souza, Roberto Molina de
Palavras-chave: Evasão universitária
Matemática
Amostragem (Estatística)
College dropouts
Mathematics
Sampling (Statistics)
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: OLIVEIRA, Jocilene Cristina de. Análise da evasão em um curso de licenciatura em matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.
Resumo: Com a expansão do número de universidades federais no Brasil e, consequentemente, o aumento do número de vagas no ensino superior, surge a necessidade de se discutir e estudar a evasão de alunos do ensino superior. Algumas universidades, como a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem comissões permanentes para estes tipos de estudos porém, a evasão pode ser um fenômeno bastante específico da região em que a universidade está situada, tipo de curso e público atendido. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é estudar a evasão dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, do Câmpus Cornélio Procópio. Para isso, foi realizado um estudo do tipo caso-controle, em que os casos foram os alunos evadidos e os controles os alunos não evadidos. Considerando uma amostra de 93 alunos, obteve-se como resultado que as variáveis estado civil, idade e participação em projetos foram relevantes para a permanência do aluno no curso. Portanto, um aluno casado ou com união estável, acima dos 24 anos e que não participa em projetos caracteriza o perfil do aluno com maior probabilidade de evadir do curso de Licenciatura em Matemática.
Abstract: Considering the expansion of the number of federal universities in Brazil and, consequently, the increase in the number of places in higher education, there have also been increased concerns about discussing the evasion of higher education students. Some universities, such as the Federal Technological University of Paraná, have permanent commissions for these types of studies, but evasion can be a very specific phenomenon of the region where the university is located, type of course and public served. In this sense, the objective of this work is to study the evasion of the students of the Mathematics Degree Course of the Federal Technological University of Paraná, Campus Cornélio Procópio. For this, a case-control study was conducted, in which the cases were the students evaded and the controls the students not evaded. Therefore, it was considered a sample of 93 students and a series of variables studied, obtaining as a result, that the variables marital status, age and participation in projects were significant. Therefore, a student who is married or has a stable union, above 24 years of age and who does not participate in projects, characterizes the profile of students who are more likely to evade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7397
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