Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7360
Título: | Dificuldades na aprendizagem dos números racionais |
Autor(es): | Oliveira, Jéssika Naves de |
Orientador(es): | Araman, Eliane Maria de Oliveira |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Números racionais Distúrbios da aprendizagem Mathematics - Study and teaching Numbers, rational Learning disabilities |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Cornelio Procopio |
Citação: | OLIVEIRA, Jéssika Naves de. Dificuldades na aprendizagem dos números racionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo investigar as dificuldades apresentadas por alunos, em dois níveis de escolaridade, na compreensão de números racionais e nas suas diferentes representações. Para isso, foi elaborada uma fundamentação teórica baseada, principalmente, nos PCN e em autores que discutem sobre o assunto, como Valera (2003), Santos (2011), entre outros, a fim de conhecer quais são essas dificuldades. Com isso, foram sintetizadas as dificuldades apresentadas no referencial teórico, com o intuito de analisar dados de uma sequência de atividades. Essa sequência foi elaborada com atividades que procuram utilizar diferentes representações do conjunto dos números racionais, para observaras dificuldades apresentadas pelos alunos. Tal sequência de atividades foi aplicada para 72 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e 62 alunos do 3° ano do Ensino Médio de três escolas públicas do município de Cornélio Procópio. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2004). Por meio das análises é possível verificar que os alunos apresentam muitas dificuldades, que as mesmas persistem ao longo dos anos e que mesmo que o conteúdo dos números racionais esteja disposto nos documentos oficiais para ser ensinado no 7° ano do Ensino Fundamental, ainda no 3° ano do Ensino Médio os alunos apresentam dificuldades. |
Abstract: | The goal of this research is about investigate the difficulties shown by students in two levels of education, comprehension of irrational numbers, and their different representations. In order to get knowledge about those difficulties, it was elaborated a theoretical foundation based mainly on PCN and authors that discuss about the subject, as Valera (2003), Santos (2011), and others. Therefore, the difficulties shown in the theoretical framework were synthesized in order to analyze data from a sequence of activities. The sequence was drawn up with activities that seek to use different representations of a set of irrational numbers and it was used to observe the difficulties encountered by students. After, this sequence of activities was tested in 72 students of the 9th grade of elementary school and 62 students of the 3rd year of high school in three public schools of the city Cornélio Procópio. The collected data were analyzed according to Bardin’s content analysis (2004). Through analysis, it can be verified that the students have many difficulties, which persist over the years. Even though, the rational numbers being arranged in the official document, which is applied to teach students in the 7th grade, the difficulties have been found in the 3rd year of high school students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7360 |
Aparece nas coleções: | CP - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CP_DAMAT_2015_02_03.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.