Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7323
Título: Projeto de uma câmara de teste de uma bancada didática para o cálculo da força de arrasto do vento sobre uma superfície
Autor(es): Ramos, Luiz Henrique Turrini
Orientador(es): Gallo, Rubens
Palavras-chave: Arrasto (Aerodinâmica)
Túneis aerodinâmicos
Mecânica dos fluidos
Drag (Aerodynamics)
Wind tunels
Fluid mechanics
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: RAMOS, Luiz Henrique Turrini. Projeto de uma câmara de teste de uma bancada didática para cálculo de arrasto do vento sobre uma superfície. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: Este trabalho visa apresentar um projeto para a construção de uma câmara de testes para uma bancada didática, que será destinado para a utilização em aulas nas disciplinas onde se ensina mecânica dos fluidos. Ela facilita o aprendizado demonstrando aos alunos e incitando os a associar os fundamentos aprendidos em aula com este desenvolvimento. O trabalho desenvolve através do software SolidWorks uma câmara de teste de um túnel de vento, em que é medido o arrasto do vento sobre um perfil, perfil esse que corre através de um trilho e é ligado a uma mola. Com a medição da deformação da mola, auxiliado por filmagem, e através de métodos e auxilio matemático é possível calcular o arrasto sobre o perfil.
Abstract: This work presents a project for the construction of a testing chamber for a didactic bench, which will be intended for use in classes in subjects where it teaches fluid mechanics. It facilitates the learning demonstrating to students and encouraging them to associate the fundamentals learned in class with this development. The work developed by SolidWorks software a test chamber of a wind tunnel, in which is measured the force of the wind on a profile, this profile flowing through a rail and is connected to a spring. With the deformation of the spring measurement, aided by recording and using mathematical methods it is possible to calculate the force of the wind on the profile.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7323
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2016_1_18.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.