Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7260
Título: A importância da tradução dos requisitos dos clientes em requisitos de engenharia na concepção do produto
Autor(es): Andrade, Ana Carolina Balarin de
Orientador(es): Francisco, Julio Cesar de Souza
Palavras-chave: Desdobramento da função qualidade
Produtos novos
Projeto de produto
Quality function deployment
New products
Product design
Data do documento: 9-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ANDRADE, Ana Carolina Balarin de. A importância da tradução dos requisitos dos clientes em requisitos de engenharia na concepção do produto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O presente trabalho dedicou-se ao estudo do método QFD na fase de projeto informacional. O QFD é uma das várias técnicas que dão suporte no desenvolvimento de produtos e auxilia na tradução dos requisitos dos clientes em requisitos de engenharia. As empresas tem buscado introduzir o método QFD como forma de se manter competitiva, visto que o método prioriza as necessidades que mais satisfazem os clientes e a garantia da qualidade do produto. Por meio de estudos de casos publicados tem-se uma melhor compreensão do método e como é a sua aplicação. O método QFD foi aplicado em uma empresa incubada no desenvolvimento de um novo produto, as informações necessárias para a realização da casa da qualidade vieram de brainstormings entre os funcionários da empresa e de pesquisas de mercado realizadas ao longo do desenvolvimento do produto.
Abstract: The present work was devoted to the study of the QFD method in the informational design phase. QFD is one of several techniques that support product development and assists in translating customer requirements into engineering requirements. The companies have sought to introduce the QFD method as a way to remain competitive, since the method prioritizes the needs that most satisfy the customers and the guarantee of product quality. Through published case studies, we have a better understanding of the method and how it is applied. The QFD method was applied in a company incubated in the development of a new product, the information necessary for the realization of the quality house came from brainstorming between company employees and market research conducted throughout product development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7260
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2017_35.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.