Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7113
Título: Desenvolvimento de um plug-in para a contagem de pontos por função no software Astah
Autor(es): Mori, Allan Victor
Orientador(es): Fabri, José Augusto
Palavras-chave: Software – Desenvolvimento
Medição de software
Arquitetura de software
Computer software – Development
Software measurement
Software architecture
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: MORI, Allan Victor. Desenvolvimento de um plug-in para a contagem de pontos por função no software Astah. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: A realização de um planejamento eficaz de um software é decisivo para seu desenvolvimento, é necessário estimar, medir e controlar: o tempo, o custo e a complexidade. É preciso ir além da idealização em diagramas para a execução, seguir padrões de qualidade e desenvolvimento embasados em arquiteturas de software, que fazem com que o projeto tenha suas funcionalidades especificadas cumpridas. Outro ponto importante para o sucesso de projetos de softwares é cumprir com o prazo de entrega, neste contexto é considerado a utilização de técnicas que permitam estimar o tamanho do software, neste trabalho é apresentado uma ferramenta que automatiza a contabilização dos Pontos por Função de um projeto criado no programa de modelagem UML, o Astah Professional, que é utilizado para arquitetar sistemas de software. O Astah permite o desenvolvimento de plug-ins baseados em Java, fazendo-se uso do ambiente de desenvolvimento Eclipse.
Abstract: Conducting an effective planning software is critical to their development, it is necessary to estimate, measure and control: time, cost and complexity. It needs to go beyond the idealization in diagrams for execution, following standards of quality and grounded developing software architectures, which make the project has met its specified functionality. Another important point to the success of a softwares projects, is to comply with the deadline, in this context is considered the use of techniques to estimate software size. This work presents a tool that automates the recording of Function Points in a project created in the UML modeling program, Astah Professional, which is used to engineer software systems. The Astah allows the development of Java-based plug-ins, making use of the Eclipse development environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7113
Aparece nas coleções:CP - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COENC_2015_2_02.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.