Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7112
Título: Um estudo experimental sobre o uso do teste baseado em modelo na detecção de defeitos em requisitos de software
Autor(es): Silva, Aline Ferreira da
Orientador(es): Endo, André Takeshi
Palavras-chave: Software – Testes
Falhas de sistemas de computação
Especificações
Computer software – Testing
Computer system failures
Specifications
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: SILVA, Aline Ferreira da. Um estudo experimental sobre o uso do teste baseado em modelo na detecção de defeitos em requisitos de software. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: Teste Baseado em Modelo é uma técnica que permite automatizar casos de teste para um determinado software seguindo as exigências de um modelo de teste. Portanto este trabalho apresenta uma experiência com estudantes da área de engenharia de software para verificar se o Teste Baseado em Modelo (TBM) pode auxiliar na inspeção de requisitos durante o projeto do modelo de teste. Este experimento possui o objetivo de verificar se há a detecção de defeitos no documento de requisitos, durante a etapa de modelagem do TBM, utilizando a técnica Event Sequence Graphs para elaborar o modelo de teste. Foi verificado que é possível encontrar defeitos no documento de requisitos, principalmente os defeitos de digitação, omissão e inconsistência.
Abstract: Model-Based Testing is a technique that allows to automate test cases for a particular software following the requirements of a test model. Therefore, this work presents an experiment with software engineering students to verify whether Model-Based Testing can support the requirement inspection during test model design. This experiment has the objective of verifying the faults detection in the requirements document during the modeling stage, using the Event Sequence Graphs technique to design the test model. We found that it is possible to find faults in the requirements document, especially typing, omission and inconsistency faults.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7112
Aparece nas coleções:CP - Engenharia da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COENC_2015_2_01.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.