Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6990
Título: Análise de viabilidade econômica para implantação de um sistema fotovoltaico on grid na APAE Rural de Campo Mourão – PR
Autor(es): Garcia, Leandro Conti
Orientador(es): Halmeman, Radames Juliano
Palavras-chave: Geração distribuída de energia elétrica
Geração de energia fotovoltaica
Radiação solar
Sustentabilidade
Distributed generation of electric power
Photovoltaic power generation
Solar radiation
Sustainability
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: GARCIA, Leandro Conti. Análise de viabilidade econômica para implantação de um sistema fotovoltaico on grid na APAE Rural de Campo Mourão – PR. 2016. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.
Resumo: Impulsionado pelos incentivos governamentais através da lei federal de micro e minigeração distribuída, sancionada em 2012, modificada pela resolução normativa Nº 687 de 2015 o setor de energias renováveis passa por um momento de expansão comercial. A implantação de indústrias do ramo está condicionada a atributos climatológicos das localidades, como potencial e tempo de incidência solar, por exemplo. Com o aumento da demanda por equipamentos para geração fotovoltaica, a tecnologia disponível para sofre constantes aprimoramentos, melhorando assim a eficiência destes sistemas de conversão. Apesar destas inovações, os valores dos componentes fotovoltaicos praticados atualmente no comércio ainda são elevados, sendo necessário desta forma uma análise financeira que justifique este investimento, levando em consideração o potencial solar da região e os custos relacionados com aquisição e instalação destes equipamentos. O presente estudo tem por objetivo analisar a viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico para geração distribuída de energia elétrica no município de Campo Mourão – PR, com base nos fatores mencionados. Para tal análise, teve-se como objeto de estudo a sede rural da APAE do município, onde, por meio do processamento de imagens de satélite, realizou-se o levantamento da área de cobertura disponível para instalação dos painéis solares. A demanda de energia elétrica do local foi aferida através do histórico de consumo da concessionária, e então buscou-se uma empresa especializada que que realizasse a venda e instalação de um sistema fotovoltaico com a potência requerida. O valor final de projeto passou por análises financeiras, em uma serie temporal de vinte anos, sofrendo correção monetária de acordo com a taxa média de aumento da tarifa de energia elétrica dos últimos seis anos. A eficiência de conversão dos painéis também foi reajustada ao longo do tempo, tendo como base a perda de eficiência fornecida pelo fabricante. O cálculo da produção de energia no período analisado fundamentou a construção de um fluxo de caixa, de onde foram extraídas informações como a taxa interna de retorno do investimento, igual à 20%, o valor presente líquido que foi de cerca de R$49.500,00 e o tempo de retorno do investimento, estimado em aproximadamente oito anos. Através da análise de tais parâmetros, concluiu-se a consolidação de um cenário positivo ao investimento, considerando as taxas praticadas. Entretanto, uma grande amplitude na variação do mercado financeiro pode interferir de forma negativa no investimento, sendo necessário, portanto, um novo estudo do caso.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6990
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemafotovoltaicoapaerural.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.