Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6074
Título: Desenvolvimento de software em Labview para renderizar imagens de tomografia de coerência óptica em um volume tridimensional com auxílio de filtros do Matlab
Autor(es): Melo, Larissa Fernanda Cunha Cavalcante de
Orientador(es): Costa, Leonardo Faria
Palavras-chave: Tomografia de coerência óptica
Processamento de imagens
Software - Desenvolvimento
Optical coherence tomography
Image processing
Computer software - Development
Data do documento: 13-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: MELO, Larissa Fernanda Cunha Cavalcante de. Desenvolvimento de software em Labview para renderizar imagens de tomografia de coerência óptica em um volume tridimensional com auxílio de filtros do Matlab. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de um software em LabVIEW para renderizar imagens de tomografia de coerência óptica em um volume tridimensional. A Tomografia de Coerência Óptica (Optical Coherence Tomography, OCT) é uma técnica de alta resolução que usa fontes luminosas de baixa potência e suas reflexões para criar imagens. Através da tecnologia OCT é possível gerar imagens de partes internas de órgãos e detectar possíveis anomalias sem a necessidade de cirurgias. Utilizando o LabVIEW como ferramenta de auxílio para manipulação de dados, o projeto consistiu em desenvolver um programa para a leitura e processamento de sequência de imagens OCT do modelo de um olho humano. O programa permitiu tratar a qualidade da imagem com filtros do MATLAB e agrupá-las em pilhas para gerar um volume tridimensional do objeto.
Abstract: This paper proposes the development of a software in LABVIEW to render Optical Coherence Tomography images in a three-dimensional volume. Optical Coherence Tomography (OCT) is a high-resolution technique that uses low power light sources and their reflections to create images. The OCT technology is able to generate images of internal parts of organs and detect possible anomalies without the need for surgery. Using LabVIEW as a tool for data manipulation, the project consisted of developing a software to read and process OCT image stacks of a human eye model. The software produces high quality images with MATLAB filters and it is able to group them into stacks in order to generate a three-dimensional volume of the object.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6074
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COELE_2015_1_03.pdf5,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.