Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6060
Título: Sistema de aquisição e tratamento dos sinais relativos aos movimentos das mãos para interpretação de Libras em tempo real
Autor(es): Dias, Thiago Simões
Orientador(es): Neli, Roberto Ribeiro
Palavras-chave: Sistemas de reconhecimento de padrões
Lingua de sinais
Detectores
Pattern recognition systems
Sign language
Detectors
Data do documento: 5-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: DIAS, Thiago Simões. Sistema de aquisição e tratamento dos sinais relativos aos movimentos das mãos para interpretação de libras em tempo real. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2017.
Resumo: Este trabalho apresenta o início de desenvolvimento de um dispositivo eletrônico interpretador de Libras capaz de interpretar algumas letras do alfabeto utilizando-se de sensores resistivos de flexão e um sensor de inclinação instalados em uma luva. O dispositivo é composto por um sistema microcontrolado que possui em sua memória um banco de padrões de gestos relacionados ao alfabeto, e quando algum gesto é reconhecido, o sistema realiza o acionamento de um áudio correspondente ao gesto realizado.
Abstract: This work presents the beginning of development of an electronic device interpreting Libras capable of interpreting some letters of the alphabet using resistive bending sensors and a slope sensor installed in a glove. The device has a microcontrolled system that has in its memory a data of patterns of gestures related to the alphabet, and when some gesture is recognized, the system activates an audio corresponding to the gesture performed.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6060
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasinaisinterpretacaolibras.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.