Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5874
Título: O vestuário desenvolvido a partir das referências estético-simbólicas da mitologia e cultura nórdica
Autor(es): Matta, Pamela Yuri Araki
Orientador(es): Brito, Debora Mizubuti
Palavras-chave: Mitologia nórdica
Vikings
Vestuário - Aspectos simbólicos
Mythology, Norse
Clothing and dress - Symbolic aspects
Data do documento: 1-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: MATTA, Pamela Yuri Araki. O vestuário desenvolvido a partir das referências estético-simbólicas da mitologia e cultura nórdica. 2014. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2014.
Resumo: O presente trabalho propõe a criação de uma coleção voltada ao público que se identifica e se interessa por elementos estético-simbólicos da mitologia e cultura nórdica. Notando que o mercado do vestuário nem sempre se dedica a atender as necessidades dos públicos alternativos num geral, foi proposto uma coleção de moda casual com elementos que desperte o interesse deste grupo que não se identifica às tendências de moda usuais. Além disso, através do levantamento bibliográfico, foi possível desmistificar estereótipos errôneos dos Vikings na cultura ocidental, buscando justificar o forte interesse desses jovens adultos na cultura tão distante. Foi possível, portanto, identificar a necessidade do público com vestuário casual, contribuindo para o direcionamento mercadológico da pesquisa.
Abstract: The present paper purposes the creation of a fashion collection for the public which identify and are interested to aesthetic and symbolical elements in the northern mythology and culture. By noting that the clothing market is not always intended to supply the alternative people's needs in general, it's proposed a casual fashion collection with elements winch arouse the interest of the group of people who's not attracted to the usual fashion trend. Besides, through the research made, it was possible the demythologizing of wrong stereotypes upon the Viking people in the occidental culture, aiming to justify the interest of those young adults above such a outlandish culture. It was also possible indentify the casual clothing needs of this people, contributing to the marketing targeting, and realizing the satisfactory receipt for a new brand aimed to the alternative public.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5874
Aparece nas coleções:AP - Tecnologia em Design de Moda

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_CODEM_2014_2_05.pdf5,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.