Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Marcio Lucio-
dc.date.accessioned2013-08-30T11:53:04Z-
dc.date.available2013-08-30T11:53:04Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marcio Lucio. O ensino da matemática financeira no ensino médio. 2013. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/578-
dc.description.abstractWe develop a job seeking skills related to the understanding, research and contextualization of problem situations, featuring mathematical thinking in knowledge construction. Insofar as situations mathematical approach realizes how teaching and learning is significant. We treat financial mathematics as a study of functions. Progressions, arithmetic and geometry are treated as, affine and exponential functions, respectively for discrete domain. It is analyzing graphs and tables in order to understand and investigate financing situations. Through a survey of the local community have the students about the importance of having a financial education for decision making.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMatemática Financeira - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectTaxas de jurospt_BR
dc.subjectSéries geométricaspt_BR
dc.subjectSéries aritméticaspt_BR
dc.subjectBusiness mathematics - Study and teaching (High school)pt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectInterest ratespt_BR
dc.subjectSeries, Geometricpt_BR
dc.subjectSeries, Arithmeticpt_BR
dc.titleO ensino da matemática financeira no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDesenvolvemos um trabalho visando habilidades relacionadas à compreensão, investigação e a contextualização de situações problemas, caracterizando o pensar matemático na construção do conhecimento. Na medida em que abordamos situações matemáticas percebe-se o quanto é significativo ensinar e aprender. Tratamos a matemática financeira como um estudo de funções. Progressões, aritmética e geométrica, são tratadas como funções afim e exponencial, respectivamente, para um domínio discreto. Faz-se análise de gráficos e tabelas com o intuito de compreender e investigar situações de financiamentos. Através de uma pesquisa com a comunidade local orientamos os alunos quanto à importância de se ter uma educação financeira adequada para tomada de decisões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Petry, Vitor José-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Lúcio Rodrigues, Marcio_2013.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.