Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/575
Título: Empreendedorismo público na gestão municipal: o caso do plano de desenvolvimento de competências da prefeitura de Curitiba
Autor(es): Pessin, Maria Aparecida
Orientador(es): Meza, Maria Lucia Figueiredo Gomes de
Palavras-chave: Administração municipal - Curitiba (Paraná)
Administração pública - Curitiba (Paraná)
Empreendedorismo
Municipal government - Curitiba (Paraná)
Public administration - Curitiba (Paraná)
Entrepreneurship
Data do documento: 27-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PESSIN, Maria Aparecida. Empreendedorismo público na gestão municipal: o caso do plano de desenvolvimento de competências da prefeitura de Curitiba. 2013. 170 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta pesquisa objetiva discutir a importância do empreendedorismo no setor público brasileiro, a partir da análise das iniciativas empreendedoras na gestão de pessoas por meio do desenvolvimento de competências, como estratégia para a melhoria da gestão e atuação dos governos municipais. Na busca pela melhoria da performance dos governos, a Administração Pública passa por diversos processos de mudanças que atingem as dimensões sociais, econômicas, ambientais e culturais, afetando principalmente as formas e a velocidade da comunicação e o acesso a bens e serviços, desenhando novos paradigmas para a noção de qualidade de vida e bem estar do cidadão e da sociedade, e, consequentemente, alterando os padrões dos processos e da função pública. Nesta vertente, o debate sobre empreendedorismo associado à atuação pública, ainda incipiente para a academia e os governos, torna-se tema de relevância para compreender estas mudanças e atuar neste cenário dinâmico e em constante transformação. Assim, diante da necessidade da modernização e da profissionalização da gestão pública, e dos servidores gestores públicos para dar conta de atender as demandas emergentes da população, destaca-se como problema desta pesquisa a seguinte questão: O Plano de Gestão por Competências adotado na Prefeitura Municipal de Curitiba,pode ser considerada uma ação pública empreendedora? Para compreender esta questão, este trabalho de pesquisa objetiva especificamente: Discutir os conceitos de empreendedorismo público e apresentar as principais mudanças ocorridas na gestão pública brasileira a partir do debate sobre a reforma do estado e os modelos gerenciais de gestão, desde o período da República Velha; Apresentar o modelo de gestão por competências; e Caracterizar o perfil de gestão da Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC no que se refere: a sua natureza organizacional, a adoção do modelo de gestão por competências e empreendedorismo público. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso da Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC por meio do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, no período de 2009 a 2012, quando foram adotados os contratos de gestão,acordos de cooperação e a implementação do Plano de Desenvolvimento de Competências. Estas ferramentas de gestão foram utilizadas para o alinhamento da gestão municipal e constituíram instrumentos para a gestão das mudanças. A abordagem do problema se caracteriza como qualitativa, com vistas à investigação dos fatos para a compreensão da sua essência. Os instrumentos utilizados foram: análise observacional dos fatos ocorridos no período, pesquisa documental e aplicação do questionário aos gestores da PMC. Os principais resultados mostram que a PMC passou por uma série de mudanças estratégicas na sua gestão, sendo uma delas a forma de se gerenciar as pessoas por meio das competências; e apesar desta ação ser uma forma de se inovar e/ou empreender na gestão pública, ela não é percebida pelos gestores e/ou técnicos municipais; ademais, o modelo de gestão adotado pela PMC ainda possui características híbridas por mesclar o enfoque burocrático, gerencial e empreendedor.
Abstract: This paper discusses the importance of entrepreneurship in the Brazilian public sector by analyzing the entrepreneurial initiatives in managing people through competence development and strategies to improve management and administration performance of municipal administration. In the search to improve its performance, the public administration undergoes several improvement processes that change social, economic, environmental and cultural spheres, affecting communication dynamics and access to products and services, establishing paradigms on life quality and well-being to society and consequently improving processes and public functions standards. Regarding this subject, the discussion about the entrepreneurship associated to the public service action is still incipient in the academy and the government. Although, this becomes an important subject to understand changes and act in the constantly changing scenario. Thus, considering the modernization and professionalization necessities of the public administration and the public server managers to cope with the emergent demands from the population, it is possible to highlight the following question as the main interrogation in this research: Can the skill managing plan from the Curitiba Municipal Administration be considered as an entrepreneurship action? Additionally, to complement this study, the following objectives are defined: Present the main changes occurred to Brazilian public management from the discussion about the state improvement and the current managing models since the First Brazilian Republic historical period; Discuss the public entrepreneurship and skills management concepts; Distinguish the Curitiba Municipal Administration profile regarding its organizational characteristics, skills managing model and public entrepreneurship. Regarding the methodology, it is a study case from the Curitiba Municipal Administration (PMC) from the Municipal Institute of Public Administration (IMAP), from 2009 to 2012, the period when management contracts and cooperation agreements were adopted as instruments to alignments in the municipal administration. It is also the moment in which the skills development management plan is considered an instrument to manage changes. The approach to the problem is qualitative and considers the investigation of evidences to validate correct understanding. The methods used were observational analysis of the facts in the current period, document research and survey the PMC managers (directors, coordinators, techs, secretaries and presidents). The results demonstrated advances in discussion to improve the understanding of questions about entrepreneurship in public administration with objective to offer arguments to the efficacy of public policies. The conclusion is that, despite the lack of acceptance and understanding of the public entrepreneurship, the daily actions demonstrated evolution of the public administration showing the possibility to adopt the public entrepreneurship as a resource to improve the public administration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/575
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGPGP_M_Pessin, Maria Aparecida_2013.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.