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Título: A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química
Título(s) alternativo(s): The articulation of teaching knowledge to the history and philosophy of science in the formative process of a professor of chemistry
Autor(es): Ramos, Luara Wesley Candeu
Orientador(es): Stanzani, Enio de Lorena
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Teachers, Training of
Science - History
Science - Philosophy
Data do documento: 22-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: RAMOS, Luara Wesley Candeu. A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2018.
Resumo: Este artigo tem como objetivo de pesquisa analisar como se dá a articulação dos saberes docentes mobilizados por um futuro professor de Química à História e Filosofia da Ciência (HFC) no contexto das disciplinas de Estágio Supervisionado. Nesse contexto, utilizaremos como referencial metodológico para organização, análise e interpretação dos dados os pressupostos na Análise de Conteúdo, fundamentados essencialmente nas ideias de Bardin (2011) e adotaremos como categorias a priori os Saberes Docentes em História da Ciência – disciplinar; pedagógico; curricular; e experiencial, apresentados por Stanzani et al (2017). Dado o exposto, os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes mobilizados pelo licenciando foram reelaborados no decorrer dos estágios, sendo que no primeiro momento, mesmo que não fundamentados, o licenciando priorizava os saberes pedagógicos, e no final dos estágios priorizou os experienciais. Nesse sentido, entende-se que o processo de colocar o licenciando em um papel ativo ao avaliar sua própria postura e dinâmica em sala de aula, utilizando uma abordagem histórica na proposição das aulas, contribui para uma formação mais reflexiva, permitindo que o licenciando reavaliasse e reelaborasse suas ideias iniciais, refletindo sobre suas concepções e como estas podem implicar no processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos.
Abstract: This article aims to analyze how the articulation of teacher knowledge mobilized by a future professor of Chemistry to the History and Philosophy of Science (HPS) in the context of the disciplines of Supervised Stage. In this context, we will use, as a methodological reference for the organization, analysis and interpretation of the data, the presuppositions in the Content Analysis, based essentially on the ideas of Bardin (2011) and adopt as a priori categories the Teaching Knowledge in History of Science - disciplinary; pedagogical; curricular; and experiential, presented by Stanzani et al (2017). Given the above, the research results showed that the knowledges mobilized by the licensing were elaborated again during the stages, and in the first moment, even if not founded, the licensing prioritized the pedagogical knowledge, and at the end of the stages prioritized the experiential ones. In this sense, it is understood that the process of placing the licensing in an active role in evaluating his own posture and dynamics in the classroom, using a historical approach in the proposition of the classes, contributes to a more reflective formation, allowing the licenciando to reassess and re-elaborated their initial ideas, reflecting on their conceptions and how they may imply in the teaching and learning process of scientific concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525
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