Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Luara Wesley Candeu
dc.date.accessioned2020-11-06T13:37:02Z-
dc.date.available2020-11-06T13:37:02Z-
dc.date.issued2018-11-22
dc.identifier.citationRAMOS, Luara Wesley Candeu. A articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de química. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5525-
dc.description.abstractThis article aims to analyze how the articulation of teacher knowledge mobilized by a future professor of Chemistry to the History and Philosophy of Science (HPS) in the context of the disciplines of Supervised Stage. In this context, we will use, as a methodological reference for the organization, analysis and interpretation of the data, the presuppositions in the Content Analysis, based essentially on the ideas of Bardin (2011) and adopt as a priori categories the Teaching Knowledge in History of Science - disciplinary; pedagogical; curricular; and experiential, presented by Stanzani et al (2017). Given the above, the research results showed that the knowledges mobilized by the licensing were elaborated again during the stages, and in the first moment, even if not founded, the licensing prioritized the pedagogical knowledge, and at the end of the stages prioritized the experiential ones. In this sense, it is understood that the process of placing the licensing in an active role in evaluating his own posture and dynamics in the classroom, using a historical approach in the proposition of the classes, contributes to a more reflective formation, allowing the licenciando to reassess and re-elaborated their initial ideas, reflecting on their conceptions and how they may imply in the teaching and learning process of scientific concepts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiência - Filosofiapt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Historypt_BR
dc.subjectScience - Philosophypt_BR
dc.titleA articulação dos saberes docentes à história e filosofia da ciência no processo formativo de um professor de químicapt_BR
dc.title.alternativeThe articulation of teaching knowledge to the history and philosophy of science in the formative process of a professor of chemistrypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo de pesquisa analisar como se dá a articulação dos saberes docentes mobilizados por um futuro professor de Química à História e Filosofia da Ciência (HFC) no contexto das disciplinas de Estágio Supervisionado. Nesse contexto, utilizaremos como referencial metodológico para organização, análise e interpretação dos dados os pressupostos na Análise de Conteúdo, fundamentados essencialmente nas ideias de Bardin (2011) e adotaremos como categorias a priori os Saberes Docentes em História da Ciência – disciplinar; pedagógico; curricular; e experiencial, apresentados por Stanzani et al (2017). Dado o exposto, os resultados da pesquisa evidenciaram que os saberes mobilizados pelo licenciando foram reelaborados no decorrer dos estágios, sendo que no primeiro momento, mesmo que não fundamentados, o licenciando priorizava os saberes pedagógicos, e no final dos estágios priorizou os experienciais. Nesse sentido, entende-se que o processo de colocar o licenciando em um papel ativo ao avaliar sua própria postura e dinâmica em sala de aula, utilizando uma abordagem histórica na proposição das aulas, contribui para uma formação mais reflexiva, permitindo que o licenciando reavaliasse e reelaborasse suas ideias iniciais, refletindo sobre suas concepções e como estas podem implicar no processo de ensino e de aprendizagem dos conceitos científicos.pt_BR
dc.degree.localApucaranapt_BR
dc.publisher.localApucaranapt_BR
dc.contributor.advisor1Stanzani, Enio de Lorena
dc.contributor.referee1Stanzani, Enio de Lorena
dc.contributor.referee2Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee3Hilário, Ana Paula
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:AP - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COLIQ_2018_2_09.pdf555,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.