Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5468
Título: Desenvolvimento de software para cálculo de tarifa de transporte público por ônibus através da metodologia tarifária do GEIPOT
Autor(es): Silva, João Victor Souza Scarlatto da
Orientador(es): Verdade, Lucas Lauer
Palavras-chave: Transporte - Tarifas
Transporte urbano
Software - Desenvolvimento
Transportation - Rates
Urban transportation
Computer software - Development
Data do documento: 20-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: SILVA, João Victor Souza Scarlatto da. Desenvolvimento de software para cálculo de tarifa de transporte público por ônibus através da metodologia tarifária do GEIPOT. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2019.
Resumo: A ineficiência do transporte público por ônibus pode gerar uma série de problemas relacionados à mobilidade urbana, uma possível causa desta ineficiência está relacionada à tarifação do serviço. Em 1983 foi desenvolvida uma metodologia que propôs a padronização do cálculo ela foi denominada como planilha GEIPOT. O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um software para cálculo tarifário que utiliza como base a referida planilha. O objetivo deste trabalho foi aplicar os critérios desta metodologia através da implementação de um programa com interface gráfica intuitiva, de fácil utilização e voltado para o estudante de graduação de engenharia civil. O programa foi desenvolvido através da utilização da linguagem de programação Visual Basic for Application vinculada ao software Microsoft Office Excel. Para testar sua funcionalidade o software foi utilizado para o cálculo de um exemplo fictício. Por fim, pode se concluir que o aplicativo supriu as expectativas no teste, porém cabe salientar que a metodologia encontra-se defasada com relação aos seus coeficientes e considerações, no sentido que alguns parâmetros que influenciam direta ou indiretamente no custo operacional, ou não foram contemplados ou estão implícitos no método, como exemplos não são ponderadas medidas que privilegiam o transporte por ônibus nem a taxa de rentabilidade esperada pela operação do serviço.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5468
Aparece nas coleções:AP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AP_COECI_2019_2_08.pdf7,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.