Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/540
Título: Conectando inteligências múltiplas através do ensino a distância: rumo a uma inteligência coletiva?
Autor(es): Vieira, Leandro Mauricio Medeiros
Ferasso, Marcos
Palavras-chave: Ensino à distância
Inteligências múltiplas
Conhecimento e aprendizagem
Inteligência coletiva
Distance education
Multiple intelligences
Knowledge and learning
Swarm intelligence
Data do documento: 2007
Câmpus: Curitiba
Citação: VIEIRA, Leandro Mauricio Medeiros; FERASSO, Marcos. Conectando inteligências múltiplas através do ensino a distância - rumo a uma inteligência coletiva? In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 4., 2007, Resende. Anais eletrônicos... Resende, 2007. Disponível em: <http://www.aedb.br/seget/artigos07/1190_inteligencias%20multiplas.pdf>. Acesso em: 06 jun. 2013.
Resumo: Este ensaio teórico aborda uma reflexão em torno da Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, e das possibilidades que surgem através do modelo de ensino conhecido como Educação Aberta e a Distância (EAD). Reconhece-se que o sistema educacional tradicional ainda está engessado no padrão de transmissão de conhecimento no sentido professor-aluno. Através do EAD, é possível operar uma revolução nas práticas pedagógicas tradicionais, atendendo a pessoas que possuem diferentes formas de apreensão cognitiva. O instrumento traz em si o potencial de construção coletiva do conhecimento, respeitando os diferentes tipos de inteligência dos atores envolvidos. As conclusões abrem novos questionamentos para futuros trabalhos, procurando enxergar o EAD não apenas como um mero instrumental que amplia os alcances da educação, mas como um meio para atingirmos novos níveis de compreensão e consciência, refletindo acerca do próprio papel da educação.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/540
Aparece nas coleções:PCS - Trabalhos publicados em Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEGET_Ferasso, Marcos_2007.pdf
  Acesso Restrito
78,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.