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dc.creatorCampos, Joana Bertani de-
dc.date.accessioned2020-10-23T12:45:57Z-
dc.date.available2020-10-23T12:45:57Z-
dc.date.issued2020-08-14-
dc.identifier.citationCAMPOS, Joana Bertani de. Sobre meninos e lobos: as personagens e o gênero policial na literatura e no cinema. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5292-
dc.description.abstractThe purpose of this research was to establish a comparative analysis between the novel Mystic River, written by the American writer Dennis Lehane, and its cinematographic transposition, launched in 2003anddirected by Clint Eastwood. The main objectives of this study were to identify and establish elements of the crime fiction genre in literary work, as well as in film transposition; explore references on the theory of adaptation, intermidia, more specifically the relationship between literature and cinema, as well as elements of film analysis, in order to contribute to the discussion proposed in this dissertation; raising character studies and theories in literature and cinema to contribute to the analysis of six characters from both works: Sean, Jimmy, Dave, Lauren, Annabeth and Celeste, investigating how each of them is constructed in the novel and the movie. As a justification for this research, there is a lack of researches related to the film and the literary work and, above all, to the contribution tothe field of interart studies. Regarding the crime fiction genre, the studies of Todorov (1970 [2013]), P.D. James (2009 [2012]), Boileau and Narcejac (1995), Link (2002) and Massi (2011) were essential. For discussions regarding to Intermediate Studies,Interartes, adaptation theory and film analysis, studies by Clüver (2006; 1997), Hutcheon (2013), Stam (2006), Leitch (2003), Bazin (2011), Metz (1980) , Carrière (2006), Vanoye and Goliot-Lété (2012) and Bordwell and Thompson (1995) were of great relevance. On the other hand, on the construction of the characters, names such as Candido (2011), Gomes (2011), Brait (2017) and Forster (2015) were used as the theoretical basis for the analysis in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFicção policialpt_BR
dc.subjectAdaptações para o cinemapt_BR
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectDetective and mystery storiespt_BR
dc.subjectFilm adaptationspt_BR
dc.subjectLiterature, Comparativept_BR
dc.subjectMotion-pictures and literaturept_BR
dc.titleSobre meninos e lobos: as personagens e o gênero policial na literatura e no cinemapt_BR
dc.title.alternativeMystic river: the characters and the crime fiction genre in literature and moviespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO propósito desta pesquisa foi estabelecer uma análise comparativa entre o romance Sobre Meninos e Lobos, do escritor estadunidense Dennis Lehane,e sua transposição cinematográfica,lançada em 2003 pelodiretor Clint Eastwood. Os principais objetivos deste estudo foram identificar e estabelecer elementos do gênero policial na obra literária, bem como na transposição fílmica; explorar referências sobre a teoria da adaptação, estudos intermidiáticos e interartes, mais especificamenteas relaçõesentre literatura e cinema, assim como elementos da análise fílmica, com o intuito de contribuir para a discussãoproposta nesta dissertação; levantar estudos e teorias sobre personagem na literatura e no cinema para contribuir na análise de seis personagens de ambas as obras: Sean, Jimmy, Dave, Lauren, Annabeth e Celeste, averiguando como cada uma delas é construídanas duas obras em questão. Como justificativa para esta pesquisa, apresenta-se a escassez de trabalhos relacionados ao filme e à obra literária e, sobretudo, à contribuiçãopara o campo dos estudos interartes. No que diz respeito ao gênero policial, foram essenciais os estudos de Todorov (1970 [2013]), P.D. James (2009 [2012]), Boileau e Narcejac (1995), Link (2002) e Massi (2011). Para as discussõesrelacionadas aos Estudos Intermidiáticos, Interartes, teoria da adaptação e análise fílmica, pesquisas de Clüver (2006;1997), Hutcheon (2013), Stam (2006), Leitch (2003), Bazin (2011), Metz (1980), Carrière (2006), Vanoye e Goliot-Lété (2012) e Bordwell eThompson (1995) foram de grande relevância. Já,sobre a construção das personagens, nomes como Candido (2011), Gomes (2011), Brait (2017) e Forster (2015) foram utilizados para base teórica da análise em questão.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7709-0137pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1652366401382416pt_BR
dc.contributor.advisor1Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee1Camilotti, Camila Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5635193603045624pt_BR
dc.contributor.referee2Massagli, Sérgio Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1153231475774488pt_BR
dc.contributor.referee3Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2338-7573pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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