Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5282
Título: Efeitos da intervenção do corretor nas produções textuais de um grupo de pré-vestibulandos de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Effects of the intervention of the proofreader in text productions of a group of pre-admission exam candidates from Curitiba
Autor(es): Oliveira, Glaucia Aline Dissenha de
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Estudantes - Vestibular - Curitiba (PR)
Língua portuguesa - Composição e exercícios
Método de estudo
Análise do discurso
Escrita - Conhecimentos e aprendizagem
Metalinguagem
Processamento de textos (Computação)
Prática de ensino
Students - Entrance examinations - Curitiba (PR)
Portuguese language - Composition and exercises
Study skills
Discourse analysis
Writing - Knowledge and learning
Metalanguage
Text processing (Computer science)
Student teaching
Data do documento: 10-Jul-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Glaucia Aline Dissenha de. Efeitos da intervenção do corretor nas produções textuais de um grupo de pré-vestibulandos de Curitiba. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos da intervenção do corretor nas produções textuais de um grupo de pré-vestibulandos de Curitiba, com a finalidade de verificar o quanto essa correção é suficientemente produtiva, tendo em vista a reescrita que os discentes fazem a partir dela. Levando em consideração os pressupostos teóricos da pesquisa, no primeiro capítulo são apresentadas noções gerais de avaliação (BOTH, 2017; SANT’ANNA, 2001; PACHECO, 2002; RUIZ, 2010; PERRENOUD, 2007), de texto e avaliação de texto (KOCH, 2007; ABAURRE; ABAURRE, 2012), sequências didáticas (DOLZ; SCHNEWLY, 2010), como também a trajetória do ensino de texto em nosso país (GERALDI, 1984; CORDEIRO; ROJO, 2010). Em seguida, foram descritos os tipos de correção textual e o que o ato de corrigir e avaliar significam (RUIZ, 2010), tomando como presumido que correção é uma parte do processo de avaliação e, portanto, mediadora do processo de ensinoaprendizagem (CARVALHO, 2018; GOMES, 1999). Também nesse capítulo foi trabalhada a noção de erro e inadequação (PYM, 1991), uma terminologia criada para o campo dos estudos da tradução, deslocando-a para os interesses deste trabalho. Presente no segundo capítulo está o conceito de corrigir enquanto um processo metalinguístico, e, por consequência, tecnológico (AUROUX, 1992), ou seja, que exige uma espécie de estruturação, ou planificação (CUPANI; 2011; PINTO, 2005; BUNGE, 1985). Esse conceito de metalinguagem (JAKOBSON, 1980; BENVENISTE, 1989), aqui defendido como tecnológico, também norteou o trabalho com os tipos de correção na análise dos textos no que concerne à reflexão sobre quais tipos poderiam ser mais suficientemente produtivos para o estudante e levarem a um possível desenvolvimento da metalinguagem, o que julgamos ser imprescindível para o desenvolvimento das habilidades necessárias à boa produção textual. Esse capítulo também apresentou o porquê de entendermos os gêneros textuais como uma forma de tecnologia (BAZERMAN, 2011; SWALES, 1990). O capítulo de número três descreveu o percurso metodológico, além do corpus, que é composto por quatorze textos, divididos em dois grupos: escritas e reescritas da mesma versão. Os textos, de diversos gêneros textuais que fazem parte do universo escolar, pertencem ao banco de dados Digitus e foram verificados quantitativamente e qualitativamente. Depois de transcrever os textos da primeira e da segunda versão escritas pelos estudantes, comparamos o que foi corrigido pelo corretor na primeira versão, o que foi corrigido ou não pelo estudante na segunda versão, os tipos de correções utilizados por aquele, além de descrever se o que foi corrigido pertence à categoria dos erros ou à categoria das inadequacões. Os resultados indicam que não é necessariamente o tipo de correção realizado que efetivamente faz diferença no aprendizado, mas o que o aluno faz com a correção a qual recebe. Há momentos em que o estudante não achou suficientemente produtivas as intervenções que recebeu, utilizou sua autonomia e fez as alterações necessárias a seu modo. Além disso, podemos concluir que o aluno não necessariamente internaliza uma regra ou melhora sua escrita apenas porque há correção em sua reescrita textual.
Abstract: The present research aimed to analyze the effects of the proofreader intervention on the text production of pre-admission exam candidates from Curitiba, in order to check how productive the correction is, considering the rewriting that students do from it. According to the theoretical assumptions of this study, the first chapter presents general concepts about evaluation (BOTH, 2017; SANT’ANNA, 2001; PACHECO, 2002; RUIZ, 2010; PERRENOUD, 2007); text and text writing evaluation (KOCH, 2007; ABAURRE; ABAURRE, 2012); didactic sequence (SCHNEUWLY; DOLZ, 2010); as well as the path of the teaching of writing texts in our country (GERALDI, 1984; CORDEIRO; ROJO, 2010). Then, the chapter presents a description of types of text correction, and what the actions of correcting and evaluating mean (RUIZ, 2010), assuming that the correction is a part of the evaluation process and, therefore, it is a mediator of the teaching-learning process (CARVALHO, 2018; GOMES, 1999). Finally, we present the concepts of error and inadequacy (PYM, 1991), which come from translation studiesand were suitable for this research. In the second chapter, we propose the concept of correcting as a metalinguistic process, and consequently, as a technologic process (AUROUX, 1992); hence, it requires a sort of structuring or planning (CUPANI; 2011; PINTO, 2005; BUNGE, 1985). The concept of metalanguage (JAKOBSON, 1980; BENVENISTE, 1989), defended here as a sort of technology, also guided the study on the types of correction in the analysis of the texts on what concerns the reflection about which types could be more sufficiently productive to students, bringing them to the possible development of metalanguage. This leads us to conclude that this is essential for developing the necessary skills for good text production. Chapter two also presents the reasons why we understand text genres as a form of technology (BAZERMAN, 2011; SWALES, 1990). Chapter three describes the methodologic path, besides the corpus, which consists of fourteen texts, divided into two groups: writings and rewritings from the same text. The analyzed texts, from several text genres included in the school universe, belong to Digitus database, and were verified quantitatively and qualitatively. After transcribing the texts from the first and second versions written by the students, we compared what the proofreader corrected in the first version of the texts, what the students corrected or not from the first correction, the type of correction used by the proofreader, in addition to describing if the corrections are in the error or the inadequacy category. The results indicate that the type of corrections does not necessarily affects the learning process, but what the student does after receiving the correction. Sometimes, students did not find sufficiently productive interventions in their text, which made them adopt their autonomy to apply all the necessary changes by their measures. Thus, we conclude that the student does not necessarily internalize rules or improve their writing solely because there is a correction of their rewriting.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5282
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intervencaocorretorproducoestextuais.pdf19,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.