Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5238
Título: Análise comparativa do relacionamento entre empresas e fornecedores da construção civil com empresas de outros ramos de atuação
Título(s) alternativo(s): Comparative analysis of the relationship between companies and construction suppliers with companies from other sectors
Autor(es): Dandolin, Cleia Silmara de Lara
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Cooperativismo
Relações interorganizacionais
Indústria de construção civil
Materiais de construção
Logística
Cooperation
Interorganizational relations
Construction industry
Building materials
Logistics
Data do documento: 28-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DANDOLIN, Cleia Silmara de Lara. Análise comparativa do relacionamento entre empresas e fornecedores da construção civil com empresas de outros ramos de atuação. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O gerenciamento estratégico de fornecedores determina critérios para seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores, além da administração de contratos e fornecimentos. Desta forma, a gestão dos fornecedores visa organizar todos os processos que envolvem os fornecedores do seu negócio e a definição de critérios para sustentar tomadas de decisão em relação a seleção dos melhores fornecedores, considerando aqueles que atendem todos os requisitos pré-estabelecidos. Além disso, ter uma gestão de fornecedores eficiente também proporciona certa proximidade com essas empresas, facilitando a relação, fomentando a inovação colaborativa e consequentemente melhorando os custos dos produtos e aumentando a competitividade da empresa. O objetivo deste trabalho é analisar o relacionamento dos fornecedores da construção civil e comparar com empresas de outros ramos. Para cumprir tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa aplicada, quantitativa, com caráter exploratório através da pesquisa de campo. Foram aplicados questionários para funcionários de construtoras e empresas de outros ramos como empresas de prestação de serviços e empresas ligadas a grandes setores industriais, com questões relacionadas às suas características organizacionais e eixos específicos que determinam o relacionamento como: confiança, relacionamento de longo prazo e compartilhamento de informações entre cliente e fornecedor. Os dados levantados foram submetidos a análise descritiva e exploratória a fim de observar as características divergentes e as semelhantes entre os dois grupos. Os resultados das empresas do ramo civil apontam lacunas nos eixos Confiança, Compartilhamento de Informações e principalmente na esfera Relacionamento de Longo Prazo em comparação às empresas de outros setores.
Abstract: Strategic supplier management determines criteria for selection, evaluation, and development of suppliers, in addition to the administration of contracts and supplies. In this way, the management of suppliers aims to organize all the processes involving the suppliers of your business and the definition of criteria to support decision making regarding the selection of the best suppliers, considering those that meet all pre-established requirements. In addition, having an efficient supplier management also provides some proximity to these companies, facilitating the relationship, fostering collaborative innovation and, consequently, improving product costs and increasing the company’s competitiveness.The objective of this work is to analyze the relationship of construction suppliers and compare with industrial and service companies. To fulfill this objective, an applied quantitative research with exploratory character was developed through the field research. Questionnaires were applied to employees of construction companies and companies from other sectors such as service companies and companies linked to large industrial sectors, with questions related to their organizational characteristics and specific axes that determine the relationship such as trust, long term relationship and sharing of services. Information between customer and supplier. The data collected were submitted to descriptive and exploratory analysis to observe the divergent and similar characteristics between the two groups. The results of construction companies show gaps in the axis Trust, Information Sharing and mainly in the Long-Term Relationship axis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5238
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relacionamentoempresasconstrucaocivil.pdf3,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.