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dc.creatorDuda, Rodrigo-
dc.date.accessioned2020-10-06T18:54:06Z-
dc.date.available2020-10-06T18:54:06Z-
dc.date.issued2020-06-03-
dc.identifier.citationDUDA, Rodrigo. Uso da plataforma App Inventor sob a ótica construcionista como estratégia para estimular o pensamento algébrico. 2020. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5218-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: IFDROID: uso da plataforma App Inventor para o desenvolvimento de aplicativos em aulas de matemáticapt_BR
dc.description.abstractThe goal of this research was to investigate relationships between the development of mobile applications through visual programming and manifestations of algebraic thinking. This is an applied and interpretative research, outlined from a qualitative perspective. In order to contemplate the proposed objectives, we used a theoretical framework on the use of digital technologies in mathematical education, Papert's Constructionism Theory (1988, 2008), computational thinking and algebraic thinking. The study was carried out with students of the first year of a technical high school at the Irati Campus of the Federal Institute of Paraná. The tool used to carry out the activities was the App Inventor platform, through which it is possible to develop applications for mobile devices using visual programming. Data collection was performed during a mobile application development workshop, consisting of two stages. During the first stage, the research participants were familiarized with the use of the App Inventor platform through a minicourse, in which the participants developed applications proposed by Wolber et al. (2011) and a mobile application to perform the addition, subtraction, multiplication and division of real numbers. During the second stage, the research participants developed applications related to problems developed based on the researched theoretical framework. Written records and application codes developed by the research participants in this stage were collected. The data were analyzed through content analysis according to Bardin (2011), in order to identify characteristics of algebraic thinking manifested during the process of carrying out the proposed activities. The results showed the predominance of the use of symbolic language to structure the algorithms, so that the proposed learning environment demanded the mobilization of different aspects related to algebraic thinking. However, it is evident that these representational forms are not consistent with those expected from the participant’s age group, indicating a level of symbolic manifestation characteristic of intermediate proto-algebraic thinking, transient between incipient algebraic thinking and consolidated algebraic thinking, which is the use of rhetorical symbolic language to designate numerical values.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectProgramação visual (Computação)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectVisual programming (Computer science)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAlgebrapt_BR
dc.titleUso da plataforma App Inventor sob a ótica construcionista como estratégia para estimular o pensamento algébricopt_BR
dc.title.alternativeUse of the App Inventor platform from a constructionist perspective as a strategy to stimulate algebraic thinkingpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi investigar relações entre o desenvolvimento de aplicativos com programação visual e manifestações do pensamento algébrico. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada e de cunho interpretativo, delineada sob a perspectiva qualitativa. Para contemplar os objetivos propostos, recorreu-se a referencial teórico sobre o uso de tecnologias digitais na educação matemática, a teoria construcionista de Papert (1988, 2008), o pensamento computacional e o pensamento algébrico. O estudo foi realizado com alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico do Campus Irati do Instituto Federal do Paraná. A ferramenta utilizada para a realização das atividades foi a plataforma App Inventor, por meio da qual é possível desenvolver aplicativos para dispositivos móveis com o uso de programação visual. A coleta de dados foi realizada durante uma oficina de desenvolvimento de aplicativos, composta por duas etapas. Na primeira etapa, foi proporcionada a familiarização dos participantes da pesquisa em relação ao uso da plataforma App Inventor por meio de um minicurso, no qual os participantes desenvolveram aplicativos propostos por Wolber et al. (2011) e um aplicativo para realizar a soma, subtração, multiplicação e divisão de números reais. Na segunda etapa os participantes da pesquisa desenvolveram aplicativos relacionados a problemas elaborados com base no referencial teórico pesquisado. Foram coletados os registros escritos e os códigos dos aplicativos desenvolvidos pelos participantes da pesquisa nessa etapa. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo segundo Bardin (2011), com o intuito de identificar características do pensamento algébrico manifestadas durante o processo de realização das atividades propostas. Os resultados evidenciaram a predominância do uso de linguagem simbólica para estruturação dos algoritmos, de forma que o ambiente de aprendizagem proposto demandou mobilização de diferentes aspectos relacionados ao pensamento algébrico. No entanto, evidencia-se que essas formas representacionais não são condizentes com as esperadas para a faixa etária dos participantes, indicando um nível de manifestação simbólica característico do pensamento protoalgébrico intermediário, transitório entre o pensamento algébrico incipiente e o pensamento algébrico consolidado, que é o uso da linguagem simbólica retórica para designar valores numéricos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7798-1949pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155871748200422pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Junior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6234-7961pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5026078100746374pt_BR
dc.contributor.referee2Grossi, Luciane-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1435-2643pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2216480733872700pt_BR
dc.contributor.referee3Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee4Trentin, Marco Antônio Sandini-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0002-8025-8700pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4746488333257798pt_BR
dc.contributor.referee5Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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