Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/516
Título: Predição e medição de sinais de TV digital na faixa de UHF em ambientes internos
Autor(es): Fernandes, William Douglas Costa
Orientador(es): Pohl, Alexandre de Almeida Prado
Palavras-chave: Televisão digital
Processamento de sinais - Técnicas digitais
Radiofreqüência
Ondas de rádio - Propagação
Algorítmos
Métodos de simulação
Digital television
Signal processing - Digital technique
Radio frequency
Radio wave propagation
Algorithms
Simulation methods
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, William Douglas Costa. Predição e medição de sinais de TV digital na faixa de UHF em ambientes internos. 2012. 127 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da propagação de sinais de TV Digital na faixa de UHF em ambientes internos. A partir da comparação de alguns modelos de propagação interna e externa referenciados na literatura para outras faixas de frequência e aplicação, um algoritmo foi desenvolvido com a finalidade de gerar um mapa de cobertura de sinal que exibe a potência de recepção no ambiente interno. Estas simulações foram comparadas com medidas em campo a partir de dois estudos de caso. O primeiro avalia a cobertura de sinal em um andar inteiro de um prédio e o segundo no interior de uma sala e comprovou-se que os modelos de propagação que foram estendidos à faixa de UHF podem ser empregados com precisão para se determinar o nível de recepção do sinal de TV digital.
Abstract: This work presents an analysis of signal propagation of Digital TV on the UHF range in indoor environments. Based on the comparison of some indoor and outdoor propagation models described on the literature, an algorithm was developed with the aim of generating a signal coverage map that exhibits the reception power on the indoor environment. These simulations were compared with field measurements divided in two case studies. The first one evaluates the signal coverage in an entire floor of one building and the second one inside a single room. It was proved that the propagation models that were extended to the UHF range can be used with high accuracy to determine the reception power level of the digital TV signal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/516
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Fernandes, William Douglas Costa_2012.pdf48,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.