Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5090
Título: Ciência, tecnologia e sociedade na matriz curricular de engenharia de computação: o código técnico da dependência tecnológica em engenharia
Título(s) alternativo(s): Science, technology and society in the computer engineering curricula: the technical code of technological dependency in engineering
Autor(es): Barcat, Iuri Michelan
Orientador(es): Queluz, Gilson Leandro
Palavras-chave: Engenharia de computador - Estudo e ensino - Paraná
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Currículos
Engenharia de computador - Estudo e ensino - Avaliação
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Ciência - Política governamental
Tecnologia - Política governamental
Ensino superior e Estado
Computer engineering - Study and teaching - Paraná (Brazil)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curricula
Computer engineering - Study and teaching - Evaluation
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Science - Government policy
Technology - Government policy
Higher education and State
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BARCAT, Iuri Michelan. Ciência, tecnologia e sociedade na matriz curricular de engenharia de computação: o código técnico da dependência tecnológica em engenharia. 2020. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Nesta pesquisa, buscamos realizar uma análise crítica do curso de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tomando como objeto a matriz curricular 844.Trabalhamos desde a perspectiva de que o Brasil é um país dependente, e, portanto, também débil no que se refere à produção científica e tecnológica. Essa análise, assim, situa-se em um contexto de preocupação com a formação técnica no país, porém, principalmente, desde seus aspectos ideológicos. Dentro desse contexto, preocupa-nos compreender de que maneira se constrói e qual é a visão de ciência, tecnologia e sociedade que aparece no decorrer do processo formativo como formação ideológica dos estudantes, na medida em que se qualificam enquanto força de trabalho. A análise será acompanhada de comentários críticos a respeito dos desdobramentos dessa formação ideológica, tendo sempre como parâmetro o diálogo com a condição de dependente do país. Para realizarmos essa tarefa circunscrevemos nosso objeto dentro de um panorama teóricometodológico, sobre o qual nossas análises críticas estarão apoiadas. Ao final da pesquisa, buscamos demonstrar, desde os aspectos epistêmicos e ideológicos observados no processo formativo em questão, a partir de sua matriz curricular e das características gerais da reprodução da formação em universidades públicas, como a formação dos estudantes se dá de maneira a engendrar uma ideologia da tecnologia, que funciona no sentido de naturalizar nos estudantes o processo educativo apenas como processo de formação da mercadoria força de trabalho ao mesmo tempo em que intensifica a alienação em relação às suas condições de classe, em geral, e à condição do país de economia dependente, mais especificamente.
Abstract: In this research, we aim to critique the Computing Engineering Curricula, version number 844, of the Federal Technological University of Paraná. We work since the perspective that Brazil is a dependent country, and, hence, also underdeveloped concerning scientific and technological production. This analysis, then, is situated in a context of preoccupation with the technical formation in the country, but, mainly, since its ideological aspects. In this context, we try to understand in which way a vision of science, technology and society is constructed during the educational process, as an ideological formation of the students, inasmuch as they qualify themselves as labor force. The analysis will go along with critical commentaries concerning the developments of this ideological formation, always having as a parameter the dialogue with the country’s dependent condition. To do this task, we circumscribe our object inside a theoreticmethodological panorama, on which our analysis will be hinging. By the end of the research, we try to demonstrate, from the epistemic and ideological aspects observed in the educational process we study, since its curricula and general characteristics of the reproduction of formation in public universities, how the formation of the students goes in such a direction that it breeds an ideology of technology, that works in the sense of naturalizing, in the students, the educational process only as labor force formation process, at the same time that it intensifies alienation concerning their class condition, in general, and the country’s dependent condition, more specifically.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5090
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matrizcurricularengenhariacomputacao.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.