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Título: Presença do fantástico em Coraline: um estudo intermidiático
Título(s) alternativo(s): The presence of fantastic in Coraline: a intermedial study
Autor(es): Cavalheiro, Matheus Gustavo
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Gaiman, Neil, 1960-. Coraline
Intermidialidade
O Fantástico na literatura
Análise do discurso narrativo
Literatura - Adaptações
Arte e literatura
Arte e tecnologia
Comunicação de massa e linguagem
Intermediality
Fantastic, The, in literature
Discourse analysis, Narrative
Literature - Adaptations
Art and literature
Art and technology
Mass media and language
Data do documento: 19-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAVALHEIRO, Matheus Gustavo. Presença do fantástico em Coraline: um estudo intermidiático. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Coraline (2012) é uma narrativa que foi adaptada às mais diversas mídias. Alguns autores como Poe (2010) e Arlindo Machado (2008), ao definir mídia e comentar o papel da arte sobre ela abrem espaço para discussões que envolvem a produção narrativa em um universo que já não é mais composto de meios de comunicação separados, mas sim convergentes. Ao utilizarmos os estudos de Claus Clüver (2006) e Irina Rajewsky (2012) sobre a arte na intermidialidade e as adaptações conforme Robert Stam (2006) e Linda Hutcheon (2006), conseguimos compreender melhor o funcionamento do que, originalmente chamado de gênero por Todorov (2014), foi debatido e hoje é conhecido como modo narrativo fantástico em um universo plurimidiático como o de Coraline. Partindo da teoria de Freud (2017) sobre O Inquietante e dos procedimentos narrativos e sistemas temáticos do fantástico propostos por Remo Ceserani (2006), analisamos nesse trabalho as diferenças representacionais desses aspectos em três diferentes linguagens: nas imagens dos paratextos, no romance e na animação.
Abstract: Coraline (2012) is a narrative that was adapted to many different media. Some authors as Poe (2010) and Arlindo Machado (2008), defining media and making comments over the role of art in it open discussion involving narrative production in a universe which is not made of separated media, but converging ones. Using Claus Clüver’s (2006) and Irina Rajewsky’s (2012) studies about art in intermidiality and adaptation according to Robert Stam (2006) and Linda Hutcheon (2006), we are able to better comprehend the functioning of what, originally called a genre by Todorov (2014), was debated and today is well-known as the fantastic narrative mode in a plurimidiatic universe such as Coraline. Starting from Freud’s (2017) theory about The Uncanny and from the narrative procedures and thematic systems of fantastic proposed by Remo Ceserani (2006), we analyze in this work the representation differences of these aspects on three different languages: on the pictures of the paratext, on the novel and on the animation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5088
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