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Título: Ensaio de cone de penetração dinâmica para avaliação do subleito de via férrea
Título(s) alternativo(s): Dynamic cone penetrometer test for assessing the subgrade of railway
Autor(es): Schlögel, Caio Vinícius
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Solos - Compactação
Materiais granulados - Permeabilidade - Solos
Ferrovias - Construções e estruturas
Solos - Análise
Engenharia geotécnica
Soil compaction
Granular materials - Permeability - Soils
Railroads - Buildings and structures
Soils - Analysis
Geotechnical engineering
Data do documento: 13-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SCHLÖGEL, Caio Vinícius. Ensaio de cone de penetração dinâmica para avaliação do subleito de via férrea. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho busca avaliar a utilização do Dynamic Cone Penetrometer (DCP) como ferramenta capaz de estimar a massa específica aparente seca do solo in situ, ajudando, dessa forma, engenheiros e equipes de campo, no controle tecnológico de compactação. Além disso, o trabalho objetiva desenvolver uma metodologia prática e eficaz para avaliar qualitativamente o grau de compactação (GC) dos solos, auxiliando em planos de manutenção da infraestrutura ferroviária, modal de extrema importância para o desenvolvimento de uma nação. Atualmente, o ensaio mais utilizado para determinar a massa específica aparente seca em campo é o frasco de areia. Porém, sabe-se que o ensaio demanda uma certa quantidade de escavação e recursos a fim de pesar o frasco de areia após sua utilização. Isso faz com que o ensaio tome um certo tempo para ser executado. Sob essa ótica, o intuito é o de estudar o DCP como uma alternativa mais prática aos serviços de campo. A área de estudo encontra-se próximo à cidade de Itu, estado de São Paulo, Brasil. O estudo foi realizado através de ensaios laboratoriais e in situ a fim de correlacioná-los em busca de uma correspondência entre a penetração do DCP (DN) e a massa específica aparente seca (ρ). Os resultados da estimativa dos valores de grau de compactação apresentaram-se satisfatórios para a correlação, haja visto os baixos valores de erro padrão e margem de erro, principalmente se avaliados dentro de um trecho com o mesmo tipo de solo e de cerca 5 km de distância. Porém, a metodologia apresenta falhas na proposta da avaliação do subleito a fim de auxiliar na determinação de pontos de manutenção, haja visto a grande influência do teor de umidade no ensaio.
Abstract: This work aims to assess the use of the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) as a tool to evaluate in situ bulk dry density of the soil, thus helping engineers and staff in the quality control assurance of the soil. Besides that, another objective is to develop a practical and useful methodology to evaluate degree of compaction (DC) of a soil, aiding in the development of maintenance plan for railroad infrastructure. Nowadays, the most common in situ test to evaluate the soil bulk dry density is the sand replacement test, but it is known that such test demands some sort of excavation, extra resources as a scale to weight the material replaced, therefore making it time consuming. Based on that, this thesis objective is to study the DCP as an easy and functional tool to in situ tests. The area chosen to be studied is located nearby the city of Itu, state of São Paulo, Brazil. The study correlates in situ and laboratorial tests in order to obtain an association between de penetration of the DCP (DN) and bulk dry density (ρ). It is expected to obtain a satisfactory correlation between DN and ρ and develop an easy and practical methodology to estimate degree of compaction in situ. The results collected from the estimation of the compaction degree were considered satisfactory based on the valued of standard error and margin of error obtained from the correlation of bulk dry density, moisture content and DN, especially in smaller distances, circa 5 km. However, the methodology designed for aiding the development of maintenance plans showed flows especially if considers the effect of moisture content of the soil on the results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5083
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