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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5080
Título: | Uma proposta de descrição do gênero meme na perspectiva da semiótica social: caminhos para aplicação no ensino de leitura e escrita |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for the description of the meme genre from the perspective of social semiotics: paths for application in the teaching of reading and writing |
Autor(es): | Rocha, Jonas Eduardo |
Orientador(es): | Finau, Rossana Aparecida |
Palavras-chave: | Memes - Gênero Letramento digital Análise do discurso Leitura - Estudo e ensino Escrita - Estudo e ensino Semiótica - Aspectos sociais Multimídia interativa Linguagem e Internet Linguagem e línguas - Inovações tecnológicas Memes - Gender Computer literacy Discourse analysis Reading - Study and teaching Writing - Study and teaching Semiotics - Social aspects Interactive multimedia Language and the Internet Language and languages - Technological innovations |
Data do documento: | 27-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ROCHA, Jonas Eduardo. Uma proposta de descrição do gênero meme na perspectiva da semiótica social: caminhos para aplicação no ensino de leitura e escrita. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo descrever os elementos constituintes do meme, verificando quais apresentam maior relevância no momento de produção, além de analisar o espaço desse gênero discursivo no ensino. Para isso, foi aplicada uma atividade para os alunos do quarto período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na qual o gênero meme foi abordado em suas características e, também, produzido pelos estudantes. Além disso, os alunos responderam a dois questionários, um no início e outro ao término da atividade, de modo a verificar quais elementos eles apontam como mais importantes no momento da produção, bem como suas escolhas de recursividade e intencionalidade. Para tal, a pesquisa foi baseada em conceitos de tecnologia apontados por autores como Veraszto (2008), Lévy (1998) e Pinto (2005), assim como contribuições de gêneros discursivos e ensino de escrita, leitura e multiletramentos a partir de pesquisas de Kleiman (2012), Rojo (2017), entre outros. Para a concepção de gênero, optou-se pela abordagem semiótica social proposta por Landowski (2014), Kress e van Leeuwen (2001) e Halliday e Hasan (1989). Sobre os memes, pautou-se em Milner (2016), Shifman (2013) e Recuero (2007) para propor uma descrição do gênero. Quanto à análise dos memes produzidos pelos informantes, usou-se a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006), com base nas metafunções representacional, interativa e composicional. A pesquisa apresenta caráter qualitativo e exploratório, uma vez que o propósito não foi quantificar dados, apenas, mas analisar as escolhas de elementos verbais e não verbais utilizados ao se produzir os memes. Ao fim da pesquisa, após a análise dos questionários e dos memes produzidos, constatou-se que, depois do planejamento mental referente ao tema, o autor de um meme com imagem fixa e legenda irá escolher a imagem e, em seguida, realizar a criação do texto verbal. Assim, o elemento não verbal irá direcionar a escrita, o que pode auxiliar na compreensão acerca dos conhecimentos e mecanismos necessários para que um meme seja produzido, abrindo caminhos para propostas de trabalho com esse gênero discursivo em ambiente escolar. |
Abstract: | This research aims to describe the constituent elements of the meme, verifying which are more relevant at the moment of production, in addition to analyzing the space of this discursive genre in teaching. For this, an activity was applied to students in the fourth period of the Language course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná, in which the genre meme was approached in its characteristics and also produced by the students. In addition, students answered two questionnaires, one at the beginning and one at the end of the activity, in order to verify which elements they point out as most important at the moment of production, as well as their choices of recursion and intentionality. To this end, the research was based on technology concepts pointed out by authors such as Veraszto (2008), Lévy (1998) and Pinto (2005), as well as contributions from discursive genres and teaching of writing, reading and multiliteracies based on contributions by Kleiman (2012), Rojo (2017), among others. For the conception of gender, the social semiotic approach proposed by Landowski (2014), Kress and van Leeuwen (2001) and Halliday and Hasan (1989) was chosen. About memes, it was based on Milner (2016), Shifman (2013) and Recuero (2007) to propose a description of the genre. Concerning the analysis of memes produced by the informants, the Grammar of Visual Design by Kress and van Leeuwen (2006) was used, based on the representational, interactive and compositional metafunctions. The research has a qualitative and exploratory character, since the purpose was not just to quantify data, but to analyze the choices of verbal and non-verbal elements used when producing memes. At the end of the research, after analyzing the questionnaires and memes produced, it was found that, after mental planning on the topic, the author of a meme with a fixed image and subtitle will choose the image and then create the verbal text. Thus, the non-verbal element will direct writing, which can help in understanding about the knowledge and mechanisms necessary for a meme to be produced, opening paths for work proposals with this discursive genre in school. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5080 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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