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dc.creatorNovelli, Letícia Veitas-
dc.date.accessioned2020-07-03T21:05:44Z-
dc.date.available2020-07-03T21:05:44Z-
dc.date.issued2020-05-12-
dc.identifier.citationNOVELLI, Letícia Veitas. As mulheres na Comissão Nacional da Verdade: a construção de consciência histórica na sala de aula por meio dos depoimentos femininos (2019). 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5055-
dc.descriptionAcompanha: As mulheres na Comissão Nacional da Verdade: sequência didática para Ensino de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.description.abstractThe Brazilian military dictatorship still a recurrent theme in the actual society, mostly because part of the people remembers this time period with nostalgia of its conservatism. Due the need of studies which value the critical thought of the Students from the Brazilian General Equivalency Diploma program (GED), this research started from two problems: 1)Know what were the treatment to women in prison during the military dictatorship in Brazil (1969-1980). 2) How it is possible to conduct the GED students to a process of enlightenment about the reality of the women’s treatment during the Brazilian military dictatorship. These two problems departed from other two hypothesis: a) Women incarcerated and tortured during the military dictatorship were treated unequal based on their gender; b) And that the students can transform and base their thoughts or get the need elements to reaffirm what they already knew, through a scientific investigation and the historical consciousness. Therefore, one of the aims of this paper is to present and the apply of a interactive didact sequence (IDS), as a educational product. The guiding axis of the research are: a) The Foucauldian discourse analysis (2012); b) The notion of feminine silencing from Michelle Perrot (2017) and Mary Del Priore (2004); c) The construction of historical consciousness from Rüzen (2009). The dissertation will have five theorical chapters: The first is about the Brazilian military dictatorship historical context, the second will specify the historical context on women before and after the 1964 coup d’etat. The third chapter will be about the historical consciousness, which will sustain the IDS. The fourth chapter will contain the document analysis with the report from four women on the National Truth Commission being analyzed. The last chapter shall bring the results from the four reports analyzed with the GED students from a school in Rolândia-Paraná (Brazil) and a brief interpretation of what these students understood about the read of the mentioned reports.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectDitadura - Brasilpt_BR
dc.subjectMulheres - Históriapt_BR
dc.subjectComissão Nacional da Verdade (Brasil)pt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectDictatorship - Brazilpt_BR
dc.subjectWomen - Historypt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleAs mulheres na Comissão Nacional da Verdade: a construção de consciência histórica na sala de aula por meio dos depoimentos femininos (2019)pt_BR
dc.title.alternativeWomen in the National Truth Commission: the historical consciousness in class through women reports (2019)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Ditadura Militar no Brasil é um tema que está em evidência na sociedade atual. Em decorrência da necessidade de estudos que valorizem o pensamento crítico dos alunos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), esta pesquisa partiu de duas problemáticas: 1) saber qual era o tratamento oferecido para mulheres encarceradas durante a Ditadura Militar no Brasil (1969-1980); 2) Como é possível conduzir estudantes de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) por um processo de esclarecimento em relação à realidade desse tratamento dado às mulheres pela Ditadura Militar no Brasil? Ela foi conduzida por meio de duas hipóteses: a) que as mulheres que foram presas e torturadas pelo regime militar eram tratadas de maneira desigual com base em seu gênero; b) e que os alunos podem transformar seus pensamentos ou conseguir elementos necessários para reafirmar e respaldar o que já conheciam, por meio da investigação científica e consciência histórica. Por isso, uma das finalidades deste trabalho é apresentar a produção e a aplicação de uma Sequência Didática Interativa (SDI), como produto educacional. Os eixos norteadores da pesquisa foram: a) análise do Discurso e Poder segundo Michel Foucault (2012); b) a noção de Silenciamento feminino a partir de Michelle Perrot (2017) e Mary Del Priore (2004); c) construção de Consciência Histórica a partir de Rüsen (2009). Esta dissertação é organizada em cinco capítulos: o primeiro foi de contexto sobre a Ditadura Militar no Brasil, o segundo capítulo especificou o contexto histórico pertinente ao desenvolvimento da história da mulher e sua emancipação anterior e posterior ao golpe de 1964. O terceiro foi sobre a Consciência Histórica em sala de aula, que servirá para sustentar a elaboração da Sequência Didática Interativa (SDI). O quarto capítulo foi de análise da fonte, pautada pela Comissão Nacional da Verdade (2014), com relatos de quatro mulheres analisados. O último capítulo trouxe o resultado da aplicação desses quatro casos analisados com os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Rolândia-PR e uma breve análise da interpretação que esses alunos tiveram da leitura desses documentos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2670-8782pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251887859847324pt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3668417244751428pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, David da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7653898592619442pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Maria de Fátima da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2187379879623798pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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