Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Whendelly Lorena Leite-
dc.date.accessioned2020-07-02T13:19:55Z-
dc.date.available2020-07-02T13:19:55Z-
dc.date.issued2020-03-17-
dc.identifier.citationALVES, Whendelly Lorena Leite. Da realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campo. 2020. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5052-
dc.descriptionAcompanha: Inventário da realidade.pt_BR
dc.description.abstractThe scope of this research is the Rural Education, aiming to present and discuss the process of collective construction of the reality inventory – which is a document in which an organized record of material or immaterial aspects of the community in question is presented –by professionals two rural schools, located in agrarian reform settlements, and, as a product of this, the inventory of reality itself. The assumptions of Action Research guided this process, considering that the demand for the reality inventory came from the school community itself, which collectively worked on its construction. Also, the cartography method was useful in production and description of the data and in the reflection made from them. The reality inventory is constituted as aneducational product with the potential to be used by the schools involved and, also, by other schools – in agrarian reform spaces, but not only – that are interested in building it, as is shown the description of the activities, the methods used in data gathering and the achieved results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEscolas ruraispt_BR
dc.subjectInventáriospt_BR
dc.subjectPesquisa-ação em educaçãopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEducation, Ruralpt_BR
dc.subjectRural schoolspt_BR
dc.subjectInventoriespt_BR
dc.subjectAction research in educationpt_BR
dc.subjectCartographypt_BR
dc.titleDa realidade ao inventário: a construção coletiva do inventário da realidade na educação do campopt_BR
dc.title.alternativeFrom reality to inventory: the collective construction of the reality inventory in rural educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere no âmbito da Educação do Campo e tem como objetivo apresentar e discutir o processo de construção coletiva do inventário da realidade - que é um documento no qual se apresenta um registro organizado de aspectos materiais ou imateriais da comunidade em questão – por profissionais de duas escolas do campo, localizadas em assentamentos da reforma agrária, e, como produto disso, o inventário da realidade propriamente dito. Os pressupostos da pesquisa-ação nortearam esse processo, considerando que a demanda pelo inventário da realidade veio da própria comunidade escolar, que coletivamente trabalhou em sua construção. Também, o método da cartografia foi útil na produção e na descrição dos dados e na reflexão realizadas a partir deles. O inventário da realidade se constitui como um produto educacional com potencialidade para ser utilizado pelas escolas envolvidas e, também, por outras escolas – em espaços de reforma agrária, mas não apenas – que tenham interesse em construí-lo, tendo sido apresentadas a descrição da organização das atividades, dos métodos empregados para produção dos dados e dos resultados obtidos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848068591727066pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Línlya Natássia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Linlya Natassia Sachs Camerlengo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7826-686Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7491007150992831pt_BR
dc.contributor.referee2Franco Neto, Vanessa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2129-8040pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067680318081607pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0002-1489-6245pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6374015489865372pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Alves, Whendelly Lorena Leite_2020_1.pdf8,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons