Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raphael Peres Correia dos-
dc.date.accessioned2020-06-26T13:13:44Z-
dc.date.available2020-06-26T13:13:44Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Raphael Peres Correia dos. Primeira experiência em sala de aula em / com modelagem matemática de professores em formação inicial. 2020. [112] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5033-
dc.descriptionAcompanha: Vamos modelar? Modelagem matemática e a sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation thesis we introduce a research that seeks to understand whats express students of Mathematics graduation when realize activities of Mathematical Modeling for the fist time with a regular class of Basic Education, been PIBID Projects´s colleger, in other words, all that cames from participants’ speech during a preparation of a class and after been held, usind methodology of Matematical Modeling. 22 undergraduate students Mathematics of Federal Technological University of Paraná, Toledo Campus, that were part of a Mathematic subproject belonging to Institutional Program of Teaching Starts Scholarship (“PIBID”). For data colect were developed the Modela-Too Project. In this Project the PIBID Projects´s colleger had a workshop of Mathematical Modeling, went through two iterview, one in the beginning and another at the end of Project, and experienced guidelines to realize their own first experience with Matematical Modeling as teachers inside a regulas class oh Basic Education. At the end of the projecy, we analyze opinion of students on planning of modeling activities, as well after the moment that were performed methods, paying attention to impressions, expectantions, observations and reflactions of students about their first assisted experience, with Modeling, as teachers. The analyses suggest tha before this activities developement in class, PIBID Projects´s colleger were concerned, nervours and anxious, due to the insecurity they had about the contente worked and doubts the concept of Matematical Modeling. After the class, the PIBID Projects´s colleger were cheerful about the methodology, surprised with students paticipation, recognized tha importance of Matematical Modeling for teaching techniques of mathematic and also for the good experience they had, this futures teachers intend to use the methodology often. What is described as our main defense, considering the main results of the reserch, is thet students need to have possibility to live, during graduation course, Matematical Modeling experiences with regulas classes of Basic Education, as teacheres, as well as tease and mediate reflections about this experiences.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titlePrimeira experiência na sala de aula em / com modelagem matemática de professores em formação inicialpt_BR
dc.title.alternativeA first experience inside class with Mathematical Modeling by teachers in initial trainningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho apresentamos uma pesquisa cujo objetivo consiste em compreender o que manifestam estudantes da Licenciatura em Matemática quando realizam atividades de Modelagem Matemática pela primeira vez em uma turma regular de Educação Básica na condição de PIBIDianos, ou seja, o que emerge da fala dos participantes na preparação de uma aula e após a realização da mesma, usando a metodologia de Modelagem Matemática. Participaram da pesquisa 22 alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo, que faziam parte do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID. Para a coleta dos dados foi desenvolvido o projeto Modela-Too. Nele, os estudantes tiveram uma oficina de Modelagem Matemática, passaram por duas entrevistas, uma no início e outra ao final do projeto e vivenciaram orientações para realizarem sua primeira experiência com Modelagem Matemática como professor em uma turma regular da Educação Básica. Com o projeto finalizado, passamos a analisar as manifestações dos alunos nos momentos do planejamento das atividades de Modelagem, bem como após o momento em que realizaram as práticas, atentando para as impressões, expectativas, observações e reflexões dos estudantes acerca da primeira experiência, assistida, com Modelagem, na condição de professores. As análises sugerem que anteriormente ao desenvolvimento da atividade em sala de aula, os PIBIDianos estavam preocupados, nervosos e ansiosos, devido à insegurança que tinham com o conteúdo que foi trabalhado e pelas dúvidas que tinha em relação aos conceitos de Modelagem Matemática. Após a realização da aula, os alunos estavam contentes com a prática, se surpreenderam com a participação dos alunos, reconheceram a importância da Modelagem Matemática para as práticas no ensino de Matemática e, inclusive pela boa experiência que tiveram, os futuros professores pretendem utilizar mais vezes a metodologia. O que se desenha como nossa principal defesa, considerando os principais resultados da pesquisa, é que os estudantes precisam ter a possibilidade de vivenciar, em seus cursos de graduação, experiências em Modelagem Matemática em turmas regulares da Educação Básica, na condição de professores, assistidos por professores especialistas que possam orientar e encorajar iniciativas, bem como provocar e mediar reflexões sobre as experiências.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9806987754238417pt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee1Ciani, Andréia Büttner-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9735-6705pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8781713201857857pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Santos,_Raphael_Peres_Correia_dos_2020.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Santos,_Raphael_Peres_Correia_dos_2020_1.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons