Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4978
Título: Ocorrência de marcadores de reformulação em textos produzidos por alunos de graduação: uma interface descritivo-argumentativa
Título(s) alternativo(s): Occurrence of reformulation markers in texts produced by undergraduate students: a descriptive-argumentative interface
Autor(es): Monteiro, Jucilene Aparecida Arruda
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Comunicação escrita - Estudo e ensino
Coesão (Linguística)
Análise do discurso
Percepção
Metalinguagem
Metacognição
Linguagem e línguas
Comunicação e tecnologia
Written communication - Study and teaching
Cohesion (Linguistics)
Discourse analysis
Perception
Metalanguage
Metacognition
Language and languages
Communication and technology
Data do documento: 20-Fev-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MONTEIRO, Jucilene Aparecida Arruda. Ocorrência de marcadores de reformulação em textos produzidos por alunos de graduação: uma interface descritivo- argumentativa. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Este trabalho teve sua gênese marcada pela intenção de se verificar como, por meio de determinados elementos linguísticos, o aluno reformula partes de seu texto com o intuito de retificá-lo, dar maior precisão a ele ou, até mesmo, aumentar a força argumentativa de sua escrita. Nesse contexto, o trabalho voltou-se para a incidência dos marcadores de reformulação em textos produzidos por alunos recém-ingressos no primeiro período do curso de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O estudo encontrou respaldo nas pesquisas de Arbusti e Romanini (2018) acerca do uso de tais elementos em textos de alunos que ingressam em uma universidade. Segundo as estudiosas, os marcadores de reformulação infiltram a possibilidade de o aluno modificar sua primeira tentativa de escrita já que a reconfiguração de seu texto estabelece uma diferença entre a primeira e a segunda escrita. Assim, optou-se por analisar o uso de marcadores de reformulação como ou seja, em outras palavras, isto significa que, isto é, quer dizer, dito de outra forma, entre outros. No decorrer da pesquisa, surgiu a necessidade de se observar se os referidos marcadores eram empregados como forma de estratégia usada pelos alunos com o objetivo de reformularem seus textos em razão da percepção de alguma falha na primeira escrita ou, ainda, em razão de uma necessidade maior de explicar ou aprimorar o texto para aquele que o lê, ou, talvez, de convencer seu interlocutor a respeito do conteúdo de sua escrita. De acordo com as pesquisadoras argentinas Arbusti e Romanini (2018), o uso de marcadores de reformulação por alunos recém-ingressos no ensino superior não advém de uma estratégia mas de uma circunstancialidade. Para elas, os alunos recorrem ao marcador de forma eventual. A percepção das pesquisadoras parte do princípio de que para, efetivamente, haver uma reformulação, o segmento reformulado por meio do marcador tem de estar não só pertinente com a teoria como também com o segmento que o originou, sem o que não há, para elas, a efetividade da reformulação. No trabalho ora proposto, prima-se por acreditar que o escrevente faz uso de uma estratégia ao recorrer ao marcador de reformulação, pois, ao julgar que seu texto necessita de algo a mais (uma explicação, retificação, reforço argumentativo ou, ainda, maior precisão), ele busca os recursos que a língua oferece, nesse caso, o marcador de reformulação, a fim de sanar possíveis deslizes e conduzir seu texto àquilo que, na sua percepção, oferece maior concretude à escrita. Por conseguinte, ao recorrer a tais elementos linguísticos como uma estratégia para explicar, retificar, dar maior precisão ou, ainda, reforçar o teor argumentativo de sua escrita, o aluno estará mobilizando os conhecimentos epi e metalinguísticos internalizados, independentemente do grau de conhecimento teórico que ele tenha. Assim, o cenário em que a investigação desse corpus de pesquisa originou-se, além de fortificar-se e de se materializar com o uso de marcadores de reformulação como estratégia para a reformulação de um dado texto, alicerçou-se na concepção de linguagem como tecnologia cognitiva, desenvolvida por Dascal (2002) bem como na categorização do uso dos referidos marcadores como recurso e/ou ferramenta cognitivos de acordo com os padrões que a própria língua fornece a seus usuários, nos conceitos a respeito de técnica, tecnologia e suas relações com a linguagem nas acepções de Vieira Pinto (2013) e Cupani (2016; 2018) assim como nos estudos de Koch (1996), Wachowicz (2010) e Arbusti e Romanini (2018) acerca dos marcadores de reformulação, a fim de correlacioná-los a uma base descritivo-argumentativa e aos conhecimentos epilinguístico e metalinguístico, inerentes ao falante ou ao escrevente. Desta feita, acredita-se que a intenção de se dizer algo e, ao se dizer, perceber que o que foi dito não está claro remete o autor do texto ao uso de marcadores de reformulação para explicar, dar maior precisão ou, até mesmo, reforçar a argumentação contida em sua escrita.
Abstract: This master thesis had its genesis marked by the intention of verifying how, by means of certain linguistic elements, the student reformulates parts of his text in order to rectify it, give it more precision or, even, increase the argumentative strength of your writing. In this context, the work turned to the incidence of reformulation markers in texts produced by newly enrolled students in the first period of the Letters course at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR). The study found support in the research by Arbusti and Romanini (2018) about the use of such elements in texts of students who enter a university. According to scholars, the reformulation markers infiltrate the possibility for the student to modify his first attempt at writing since the reconfiguration of his text establishes a difference between the first and the second writing. Thus, it was decided to analyze the use of reformulation markers, that is, in other words, this means that, that is to say, in other words, among others. During the research, the need arose to observe whether the aforementioned markers were used as a form of strategy used by the students with the objective of reformulating their texts due to the perception of some flaw in the first writing or, also, due to a need greater to explain or improve the text for those who read it, or, perhaps, to convince their interlocutor about the content of their writing. According to Argentine researchers Arbusti and Romanini (2018), the use of reformulation markers by newly enrolled students in higher education does not come from a strategy but from a circumstance. For them, students resort to the marker in an eventual way. The researchers’ perception is based on the principle that, in order to effectively reformulate, the segment reformulated by means of the marker must be not only relevant to the theory but also to the segment that originated it, without which there is none, for them , the effectiveness of the reformulation. In the work now proposed, it is important to believe that the clerk makes use of a strategy when resorting to the reformulation marker, because, when judging that his text needs something more (an explanation, rectification, argumentative reinforcement or even greater precision), he seeks the resources that the language offers, in this case, the reformulation marker, in order to remedy possible slips and lead his text to what, in his perception, offers greater concreteness to writing. Therefore, when using such linguistic elements as a strategy to explain, rectify, give more precision or, even, reinforce the argumentative content of his writing, the student will be mobilizing the internalized epi and metalinguistic knowledge, regardless of the degree of theoretical knowledge that he has. Thus, the scenario in which the investigation of this research corpus originated, in addition to strengthening and materializing with the use of reformulation markers as a strategy for the reformulation of a given text, was based on the conception of language as cognitive technology, developed by Dascal (2002) as well as in the categorization of the use of said markers as a cognitive resource and / or tool according to the standards that the language itself provides to its users, in the concepts regarding technique, technology and their relations with language in the meanings of Vieira Pinto (2013) and Cupani (2016; 2018) as well as in the studies of Koch (1996), Wachowicz (2010) and Arbusti and Romanini (2018) about reformulation markers, in order to correlate them to a descriptive-argumentative basis and to the epilinguistic and metalinguistic knowledge, inherent to the speaker or the writer. This time, it is believed that the intention of saying something and, when saying it, realizing that what was said is not clear leads the author of the text to the use of reformulation markers to explain, give more precision or even reinforce the argument contained in his writing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4978
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcadoresreformulacaoalunosgraduacao.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.