Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Sanny Carla-
dc.date.accessioned2020-05-12T16:49:09Z-
dc.date.available2020-05-12T16:49:09Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.citationDUARTE, Sanny Carla. Estratégias de leitura de obra pictórica e de gráfico para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4933-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Caderno de estratégias de leitura para os gêneros textuais obra pictórica e gráficopt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the contributions that reading strategies can provide to students for the construction of scientific knowledge in Sciences, in the final years of elementary school. In order to improve students' reading comprehension, this study was supported by Marcuschi´s (2008) studies on textual genres, Solé´s (1998) on reading strategies and Chassot´s (2003) on Science teaching. The research is characterized as applied and its results were analyzed qualitatively, with a 6th grade of Elementary Education, from a public school in Paraná. The data were collected through a questionnaire, an observation protocol, and textual productions, in addition to the descriptions of the classes given by the Science teacher of that class. The data showed that, when the teacher teaches reading strategies, he is contributing for students to develop comprehensive reading and use it as a tool in the construction of knowledge. In order to enrich the practices of teachers, as the final product of this research, a pedagogical handbook was prepared with targeted reading strategies, as well as reflections and comments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPictografiapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPicture-writingpt_BR
dc.titleEstratégias de leitura de obra pictórica e de gráfico para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReading strategies of pictorial and graphic pieces for science teaching in the final years of elementary schollpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é investigar as contribuições que as estratégias de leitura podem fornecer aos estudantes para a construção do conhecimento científico em Ciências, nos anos finais do ensino fundamental. Com intuito de melhorar a compreensão leitora dos estudantes, este estudo amparou-se nos estudos de Marcuschi (2008) sobre gêneros textuais, de Solé (1998) sobre estratégias de leitura e Chassot (2003) sobre alfabetização científica no Ensino de Ciências. A pesquisa se caracteriza como aplicada e os resultados foram analisados qualitativamente, junto a um 6º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino do Paraná. Os dados foram coletados por meio de questionário, protocolo de observação, produções textuais, além das degravações das aulas dadas pela professora de Ciências da referida turma. Os dados evidenciaram que, ao ensinar estratégias de leitura, o professor está contribuindo para que estudantes desenvolvam a leitura compreensiva e a utilizem como ferramenta na construção de conhecimentos. Com o propósito de enriquecer as práticas dos professores, como produto final desta pesquisa, elaborou-se um caderno pedagógico com estratégias de leitura dirigidas, assim como reflexões e comentários.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3788-5191pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0269520747297200pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Klein, Angela Inês-
dc.contributor.advisor-co1Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7564-2540pt_BR
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5431-3390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8845056127169633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750304206034451pt_BR
dc.contributor.referee1Limberger, Bernardo Kolling-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0001-5504-2361pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4045334825113050pt_BR
dc.contributor.referee2Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8453-0751pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914975623530073pt_BR
dc.contributor.referee3Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estrategialeituraobrapictoricagrafico.pdf8,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
estrategialeituraobrapictoricagrafico_1.pdf13,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.