Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraki, Paulo Henrique Hideki-
dc.date.accessioned2020-05-05T21:15:46Z-
dc.date.available2020-05-05T21:15:46Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.citationARAKI, Paulo Henrique Hideki. Atividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semiótica. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4898-
dc.descriptionAcompanha: Experimentação nas aulas de matemática.pt_BR
dc.description.abstractOne of the greatest transformations of Mathematics Education in the last decades refers to the promotion of interaction between mathematical knowledge and its contextualization with other areas of knowledge. In this scenario, Mathematical Modelling arises as an alternative for teachers and students to mobilize the knowledge built throughout math classes through its association with non-essentially mathematical situations. In this regard, the present research aimed to investigate “How experimental investigative activities developed in a context of classes with Mathematical Modelling contributes to assignment of significance to mathematical objects by students of the final years of elementary school?” Therefore, we look at the theoretical assumptions of Mathematical Modelling, investigative experimentation and Peircean Semiotics. To this effect, we present the description and analysis of three mathematical modelling tasks developed with 15 students of the 9th grade of elementary school, from a school located in the city of São Sebastião da Amoreira, in which the researcher acts as a Math teacher. The analyzed activities were chosen to contemplate each one of the three moments of familiarization between the student and the Mathematical Modelling, as presented by Almeida, Silva and Vertuan (2012). From observation, description and analysis of each activity, we sought evidences of assignment of significance to mathematical objects that emerges from those activities, based on analysis of interpretant signs produced by mobilizing different semiotic resources throughout the stages of the activity. Our methodological option is based in considerations of a qualitative research and the data analysis is inspired by Content Analysis, according to Laurence Bardin. From the undertaken analysis, we evidenced that, when associating experimental investigative activities with the modelling cycle, the semiotic resources used contribute to the assignment of significance for mathematical objects, according to five evidences: the familiarity with the object, an intent to significate the object, as an idea that refers to the object, as a consequence to cover the object and by collateral experience with the object. As for the educational product, which has come out of this research, we proposed a material that can support teachers of the final years of elementary school aimed at developing experimental investigative activities in context of Math classes, according to the premise of Mathematical Modelling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectSignificação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectMeaning (Philosophy)pt_BR
dc.titleAtividades experimentais investigativas em contexto de aulas com modelagem matemática: uma análise semióticapt_BR
dc.title.alternativeExperimental investigative activities in context of classes with mathematical modelling: a semiotic approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUma das maiores transformações da Educação Matemática nas últimas décadas diz respeito à promoção da interlocução entre saber matemático e sua contextualização com outras áreas do conhecimento. Neste cenário, a Modelagem Matemática surge enquanto uma alternativa para que professores e alunos possam mobilizar conhecimentos construídos ao longo das aulas de Matemática por meio de sua associação com situações não essencialmente matemáticas. Neste sentido, a presente pesquisa teve como intuito investigar “Como atividades experimentais investigativas desenvolvidas em um contexto de aulas com Modelagem Matemática contribuem para a atribuição de significado para o objeto matemático por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental?”. Para tanto, nos pautamos nos pressupostos teóricos da Modelagem Matemática, da experimentação investigativa e da Semiótica Peirceana. Com este intuito, apresentamos a descrição e análise de três atividades de modelagem matemática desenvolvidas com 15 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola localizada na cidade de São Sebastião da Amoreira, na qual o pesquisador atua enquanto professor da disciplina de Matemática. As atividades analisadas foram escolhidas de modo a contemplar cada um dos três momentos de familiarização do aluno com a Modelagem Matemática, como apresentado por Almeida, Silva e Vertuan (2012). A partir da observação, descrição e análise de cada atividade buscamos evidências de atribuição de significado para objetos matemáticos que emergem das atividades, com base na análise dos signos interpretantes produzidos a partir da mobilização de diferentes recursos semióticos no decorrer das fases da atividade. Nossa opção metodológica se baseia nas considerações de uma pesquisa qualitativa e a análise de dados é inspirada na Análise de Conteúdo, conforme indicações de Laurence Bardin. A partir das análises empreendidas, evidenciamos que ao se associar as atividades experimentais investigativas com o ciclo de modelagem, os recursos semióticos utilizados contribuem para a atribuição de significado para os objetos matemáticos, com base em cinco evidências: de familiaridade com o objeto, na intenção de significar o objeto, como uma ideia que se remete ao objeto, como consequência para abarcar o objeto e por experiência colateral com o objeto. Como produto educacional, fruto dessa pesquisa, propomos um material que possa servir de apoio para professores dos anos finais do Ensino Fundamental que desejam desenvolver atividades experimentais investigativas no contexto das aulas de Matemática, utilizando os pressupostos da Modelagem Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1076-7670pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0320792868669932pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee3Carreira, Susana Paula Graca-
dc.contributor.referee3LattesUniversidade de Lisboa - Portugalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020.pdf2,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Araki,_Paulo_Henrique_Hideki_2020_1.pdf1,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons