Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchlosser, Diego Fabricio-
dc.date.accessioned2020-04-30T16:08:00Z-
dc.date.available2022-01-01-
dc.date.available2020-04-30T16:08:00Z-
dc.date.issued2019-10-07-
dc.identifier.citationSCHLOSSER, Diego Fabricio. Desenvolvimento de software livre para letramento em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: aplicativo mobile. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4889-
dc.description.abstractThe inclusion of People with Disabilities (PCDs) is a socially relevant issue that has occupied international and national scene. Technologies enable new forms of interaction, especially deaf ones, enhancing communication and learning skills. In this context, the aim of the present study was to develop software as an educational product for literacy in pounds and portuguese. The methodological character of the work was classified as developmental or technological research. The product was developed and based on Software Engineering concepts. It is comprised of two technologies, a system capable of assisting the creation of teaching assistants, validating and sharing literacy content for deaf teaching, and a mobile app that allows deaf students and teachers to interact with content. available on the platform. All tools used for product development are free, so the application is also free of charge. The finished product allows teachers to add words, letters, gifs and images, as well as register students and institutions. Students in turn have access only to the mobile application and with the "search" tool, access the searched content in word, letter and character form. Accepting as functionalities of the developed application is expected to contribute to deaf learning, facilitate interaction with the student teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectDeaf - Educationpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectFree computer softwarept_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de software livre para letramento em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: aplicativo mobilept_BR
dc.title.alternativeDevelopment of free software for literacy in Brazilian Sign Language - LIBRAS: mobile applicationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) é um tema de relevância social, que tem ocupado o cenário internacional e nacional. As tecnologias oportunizam novas formas de interação, em especial aos surdos, potencializando a capacidade de comunicação e aprendizado. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi desenvolver um software como produto educacional, para letramento em Libras. O caráter metodológico do trabalho foi classificado como pesquisa de desenvolvimento ou tecnológica. O produto foi desenvolvido e fundamentado em conceitos de Engenharia de Software. O mesmo é composto por duas tecnologias, um sistema Web capaz de auxiliar professores na criação, validação e compartilhamento de conteúdo na forma de letramento para ensino dos surdos, e um aplicativo mobile, que possibilita a interação de alunos surdos e professores com o conteúdo disponibilizado na plataforma. Todos as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do produto são gratuitas, portanto, o aplicativo também tem caráter gratuito. O produto finalizado, permite aos professores adicionar palavras, letras, gifs e imagens, bem como cadastrar alunos e instituições. Os alunos por sua vez possuem acesso apenas ao aplicativo mobile e com a ferramenta “buscar” conseguem acesso ao conteúdo pesquisado na forma de palavra, letra e carácter. Devido as funcionalidades do aplicativo desenvolvido espera-se que este possa contribuir para o aprendizado dos surdos, de maneira a facilitar a interação aluno-professor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2493-6474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9121845257508337pt_BR
dc.contributor.advisor1Cantorani, José Roberto Herrera-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1792-0383pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674726819843483pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pilatti, Luiz Alberto-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2679-9191pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4854832473320818pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, Bruno-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7905-2393pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180182724063175pt_BR
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee3Cantorani, José Roberto Herrera-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1792-0383pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674726819843483pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentosoftwarelinguasinais.pdf4,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.