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Título: Unidade de ensino potencialmente significativa - uma proposta para o ensino de conceitos de luz e cores no ensino de óptica a nível médio
Título(s) alternativo(s): Potentially meaningful teaching unit - a proposal for teaching light and color concepts in the teaching of optics at secondary level
Autor(es): Soranso, Silvia Correa
Orientador(es): Parisoto, Mara Fernanda
Palavras-chave: Aprendizagem experimental
Física - Experiências
Óptica
Experiential learning
Physics - Experiments
Optics
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SORANSO, Silvia Correa. Unidade de ensino potencialmente significativa - uma proposta para o ensino de conceitos de luz e cores no ensino de óptica a nível médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: O foco principal do trabalho de dissertação a nível de mestrado (MNPEF) vinculado à UTFPR de Campus de Medianeira Paraná, é uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com uso de metodologias ativas para professores e alunos de ensino médio. O objetivo é investigar o potencial do uso destas metodologias quando associadas ao ensino de Física e a possível aprendizagem significativa no ensino da Óptica. É uma proposta embasada no Cognitivismo da Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel. Com objetivo de facilitar a Aprendizagem Significativa, UEPS são sequências didáticas baseadas em teorias de aprendizagem com objetivo, começo, meio e fim. Esta proposta foi desenvolvida por Moreira (2011), está estruturada em etapas, as quais seguem oito passos sequenciais. Investigou-se também os resultados positivos da metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem combinada com a metodologia Predizer,Interagir e Explicar nas atividades da UEPS. Foi elaborada e implementada a UEPS em turmas do segundo ano do ensino médio de duas escolas da rede pública no ano de 2018.O total de aulas propostas para o produto educacional são de 10 aulas de 45 minutos cada.Para se qualificar o material buscou-se analisar a aplicação em duas vertentes, uma qualitativa utilizando-se da metodologia de mapas mentais e conceituais, os quais foram analisados de acordo com a literatura de Laurence Bardin e tiveram resultados expressivos e positivos para a pesquisa; e outra quantitativa através da aplicação de um pré-teste e pós-teste, o qual também apresentou indícios de aprendizagem significativa nas duas turmas onde foram aplicadas as atividades da UEPS proposta (turma Piloto e Experimental I). Também para a análise da pesquisa e comparação de resultados foi realizado em uma turma de controle o mesmo número de aulas como método tradiciona lde ensino, e para esta o resultado não foi significativo considerando uma significância de 5%, conforme orienta a literatura. Para triangular e associar os dados das turmas analisadas foram comparados os resultados das turmas experimental I em termos de ganho, indicando um valor-p de 0,04 < 0,05. Isso nos traz um nível maior de confiança de que a UEPS implementada na turma Experimental I resultou em uma aprendizagem significativa. Assim podemos inferir com maior confiança que o material desenvolvido na pesquisa é potencialmente significativo.
Abstract: The main focus of the master's dissertation work (MNPEF) linked to the Medianeira Paraná Campus UTFPR, is a Potentially Significant Teaching Unit (PMTU) using active methodologies for teachers and high school students. The objective is to investigate the potential of the use of these methodologies when associated with the teaching of physics and the possible significant learning in the teaching of optics. It is a proposal based on the Cognitivism of David P. Ausubel's Theory of Meaningful Learning. In order to facilitate Meaningful Learning, PMTU are didactic sequences based on learning theories with objective, beginning, middle and end. This proposal was developed by Moreira (2011), it is structured in stages, which follow eight sequential steps. The positive results of the Learning Station Rotation methodology combined with the Predict,Interact and Explain methodology in PMTU activities were also investigated. UEPS was elaborated and implemented in second year high school classes of two public schools in 2018.The total proposed classes for the educational product are 10 lessons of 45 minutes each. To qualify the material we sought to analyze the application in two strands, aqualitative using the methodology of mental and conceptual maps, which were analyzed according to the literature of Laurence Bardin and had expressive and positive results for the research; and another quantitative through the application of a pretest andposttest, which also showed significant learning evidence in the two classes where the proposed PMTU activities (Pilot and Experimental class I) were applied. Also for the analysis of the research and comparison of results, the same number of classes was performed in a control class with the traditional teaching method, and for this the result was not significant considering a significance of 5%, as orientated in the literature. To triangulate and associate the data of the analyzed classes, the results of the experimental groups I were compared in terms of gain, indicating a p-value of 0,04 <0,05. This gives us a higher level of confidence that the PMTU implemented in Experimental class I resulted in significant learning. Thus we can infer with greater confidence that the material developed in the research is potentially significant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4813
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