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Título: Atividade experimental para o ensino de hidrodinâmica: tubo de Venturi
Título(s) alternativo(s): Experimental activity for teaching hydrodynamics: Venturi tube
Autor(es): Oliveira, Tatiane de
Orientador(es): Silva, Leandro Herculano da
Palavras-chave: Aprendizagem experimental
Física - Experiências
Ondas (Física)
Experiential learning
Physics - Experiments
Waves
Data do documento: 27-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Tatiane de. Atividade experimental para o ensino de hidrodinâmica: tubo de Venturi. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Este trabalho destina-se a professores de física do ensino médio e tem como objetivo apresentar uma abordagem experimental sobre tópicos de hidrodinâmica, enfatizando a aprendizagem significativa. A proposta é construir um tubo de Venturi de forma facilitada e com materiais de custo moderado. Para a sua construção foi determinado com precisão as formas, recortes e modelo de montagem. Foram construídos três conjuntos experimentais que estiveram submetidos a calibração e análise do seu funcionamento. Ainda é possível verificar a sequência didática proposta para aplicação do produto educacional em sala de aula. O roteiro experimental apresenta característica investigativa pois o aluno irá realizar o experimento e o professor irá intervir instigando o raciocínio lógico por meio de conhecimentos pré existentes. A aplicação do experimento foi realizado para alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição de ensino público situada na cidade de Cascavel- PR. Os alunos mostraram grande interesse motivação quanto a didática desempenhada. Conclui-se que o objetivo foi atingido devido a construção de um tubo de Venturi que equipara-se aos materiais comercializados quanto aos resultados obtidos.
Abstract: This work is aimed at teachers of high school physics and aims to present an experimental approach on topics of hydrodynamics, emphasizing meaningful learning. The proposal is to construct a venturi tube in an easy way and with materials of moderate cost. For its construction was determined accurately the shapes, cutouts and assembly model. Three experimental sets were constructed and subjected to calibration and analysis of their operation. It is still possible to verify the didactic sequence proposed for the application of the educational pro-duct in the classroom, the experimental script presents investigative characteristic because the student will perform the experiment and the teacher will intervene by instigating the logical reasoning through pre existing knowledge. The application of the experiment was carried out for students of the third year of high school in a public educational institution located in the city of Cascavel-PR, the students showed great interest and motivation regarding didactics. Itis concluded that the objective was achieved due to the construction of a venturi tube that matches the materials commercialized in the results obtained.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4801
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