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Título: Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos
Título(s) alternativo(s): Use of an LDR device for teaching photoresist semiconductors
Autor(es): Gonçalves, Edevânio João
Orientador(es): Longen, Fabio Rogerio
Palavras-chave: Pesquisa qualitativa
Física - Experiências
Ciência - Aspectos sociais
Qualitative research
Physics - Experiments
Science - Social aspects
Data do documento: 11-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GONÇALVES, Edevânio João. Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Nesta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se construir uma Sequência Didática (SD) que contemplasse um tópico da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. O tema abordado na SD foram os semicondutores fotoresistivos, partindo-se da questão problema: qual o princípio de acionamento e desligamento da iluminação pública, através do uso de um sensor de luminosidade? A sequência didática foi preparada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino em um grupo de 48 alunos matriculados na terceira série do ensino médio.No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas.Em grupos de quatro alunos, estes realizaram interpretação de texto, discussão e resolução de exercícios propostos, uso de simulações computacionais, manuseio do aparato experimental como dispositivo LDR e multímetro. Através da análise dos questionários foi possível verificar que os educandos adquiriram novos conhecimentos, os quais possibilitaram a verificação da importância social da ciência e a compreensão de forma significativa do comportamento de um material semicondutor fotoresistivo.
Abstract: In this qualitative research, we sought to build a Didactic Sequence (SD) that included a topic of Modern and Contemporary Physics (FMC) from the perspective of meaningful and contextualized learning.The theme addressed in SD was the photoresist semiconductors, starting from the problem question: what is the principle of activation and shutdown of public lighting through the use of a light sensor?The didactic sequence was prepared based on David Ausubel's Meaningful Learning theory and was applied in a public school to a group of 48 students enrolled in the third grade of high school.In the development of DS, different methodologies and tools were used.In groups of four students, they performed text interpretation, discussion and resolution of proposed exercises, use of computer simulations, handling of the experimental apparatus with the LDR device and multimeter.Through the analysis of the questionnaires it was possible to verify that the students acquired new knowledge, which allowed the verification of the social importance of science and a significant understanding of the behavior of a photoresist semiconductor material.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4740
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