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Título: A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa.
Autor(es): Braga, Eliane Martins
Orientador(es): Dias, Maria Sara de Lima
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino (Superior)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ensino - Crítica e interpretação
Formação profissiona
Ambiente de sala de aula
Professores e alunos - Curitiba (PR)
Physics - Study and teaching (Higher)
Tecnológica Federal do Paraná - Teaching - Criticism and interpretation
Occupational training
Classroom environment
Teacher-student relationships
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BRAGA, Eliane Martins. A mediação como processo de ensino aprendizagem entre pares na licenciatura em física da utfpr: aproximações entre thc e cts a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. . 2019. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender a mediação como processo de ensino aprendizagem no curso de licenciatura em física da UTFPR com aproximações entre THC e CTS a partir dos pressupostos da epistemologia qualitativa. De natureza qualitativa e exploratória um estudo de caso foi realizado no âmbito da disciplina Física Elementar I ministrada no 1º período da licenciatura em física. O procedimento metodológico que considera o caráter construtivo-interpretativo do conhecimento e a legitimidade do singular definiu os instrumentos de coleta de dados, que consistiram em: questionário sondagem; registros em diário de campo durante 07 atividades práticas de mediação, e por fim entrevistas com 10 estudantes e a docente da disciplina. As análises dos dados partiram da utilização da análise de conteúdo e observou-se como resultados que a mediação é fundamental não só no processo de ensino aprendizagem dos conceitos, como nas relações e interações que ocorrem dentro de sala de aula. O papel do professor e do estudante no decorrer da trajetória do conhecimento perpassa as inter-relações de aprendizagens entre os conceitos espontâneos e os científicos. Isso é possível, desde que, haja um compromisso dos educadores em considerar também o papel do estudante como ativo no processo de conhecimento, ou seja, considerar as suas percepções e a visão de mundo durante o processo de aprendizagem. Posto que somente de sua situação social de aprendizagem consegue estabelecer as relações com que está sendo ensinado em sala de aula. Desta forma, a mediação, quando trazida para o contexto das práticas educativas, pode permitir interações entre pelo menos dois mundos culturais distintos: o do estudante e da docente, estabelecendo relações importantes para a construção coletiva do conhecimento.
Abstract: This research aimed to understand mediation as a teaching-learning process in the physics degree of UTFPR course with approximations between THC and CTS from the assumptions of qualitative epistemology. A case study was carried out a as a qualitative and exploratory research within the scope of the Elementary Physics I provided in the 1st period of degree in physics. The methodological procedure that considers the constructive-interpretative character of knowledge and the legitimacy of the singular defined the data collection instruments, which consisted of: survey questionnaire; field diary records during 07 practical mediation activities, and finally interviews with 10 students and the discipline's teacher. Data analysis started from the use of content analysis and it was observed as a result that mediation is fundamental not only in the teaching process of learning concepts, but also in the classroom relationships and interactions. The role of the teacher and the student along the knowledge trajectory runs through the learning interrelationships between spontaneous and scientific concepts. This is possible, since a commitment by educators occur in looking at the student's role as active in the knowledge process, that is, to consider their perceptions and the worldview during the learning process. Since only from his social learning situation can be establish the relationships with which is being taught in the classroom. In this way, mediation, in the context of educational practices, can allow interactions between at least two distinct cultural worlds: that of the student and the teacher, establishing important relationships for the collective construction of knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4738
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