Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737
Título: Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo
Autor(es): Basse, Silvio Augusto
Orientador(es): Longen, Fabio Rogerio
Palavras-chave: Física - Experiências
Astronomia - Estudo e ensino
Física
Physics - Experiments
Astronomy - Study and teaching
Physics
Data do documento: 5-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BASSE, Silvio Augusto. Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório, estudo de caso: pêndulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: A Sequência didática sobre movimento oscilatório de pêndulos, desenvolvido neste estudo como um produto educacional busca disponibilizar conceitos e metodologias que levem o educando a um aprendizado não Normal, e proporcionar ao mesmo possibilidades de relacionar os conhecimentos já construídos com conhecimento novos, onde possa confrontar os conceitos de oscilações com o cotidiano, nos aspectos históricos, nos conceitos teóricos e nos cálculos matemáticos, através de equações que envolvam os movimentos dos pêndulos, bem como, a realização de experimentos que concretizem a teoria sobre os resultados apurados, desenvolvidos com o objetivo de concretizar o aprendizado. O ensino de Física possibilita um entendimento de vários fenômenos que envolvem o dia a dia do educando, motivam sua curiosidade por meio de demonstrações experimentais, que relacionem os conceitos físicos, que descrevem e demonstrem os fenômenos relativos a teoria e prática vivenciados no seu cotidiano. Desta forma, a utilização de metodologias diferenciadas, instrumentos de ensino/aprendizagem que contextualizem o conhecimento, são ferramentas substanciais que potencializam a criatividade cognitiva, relacionam o conhecimento já construído em uma interação com novos esquemas mentais. Para atingir o objetivo do produto educacional desenvolvido, parte-se do pressuposto que o aprendiz (educando) tenha conhecimento já construído sobre movimento, assim busca-se introduzir conceitos que o levará ao entendimento das oscilações de pêndulos, através de atividades teóricas com resolução de questões e experimentos onde os próprios alunos efetuarão a confecção de pêndulos e utilizarão os simuladores de Física disponível no PhET (Physics Education Technology) que envolvam movimentos oscilatórios.Será apresentada uma sequência de atividades relacionadas a pêndulos simples, pêndulo de Newton e pêndulo físico, suas aplicações e características dos movimentos oscilatórios. O produto abordará os conceitos de oscilações que envolvem os movimentos dos pêndulos, tendo como relevância, não somente o estudo do período e frequência, mas também o envolvimento de outros conceitos, como: tração no fio, energia cinética, energia potencial, quantidade de movimento, conservação e dissipação de energia (calor, atrito e som) além de fatores como gravidade local.
Descrição: Acompanha: Sequência didática para o ensino-aprendizagem dos conceitos de movimento oscilatório: estudo de caso: pêndulo
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4737
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
didaticamovimentooscilatoriopendulo.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
didaticamovimentooscilatoriopendulo_produto.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.