Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPalma, Rafael Montenegro-
dc.date.accessioned2020-02-07T19:48:28Z-
dc.date.available2020-02-07T19:48:28Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.citationPALMA, Rafael Montenegro. Manifestações da criatividade em modelagem matemática nos anos iniciais. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4700-
dc.descriptionAcompanha: Modelagem matemática nos anos iniciais: caderno de atividades de modelagem matemática para os anos iniciais.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research arose from the interest in the questions related to creativity in Mathematical Modeling and resulted in the production of a workbook - educational product of this research. The data collection occurred with a 5th grade of elementary school. In this context, the work brings the following problematic: What aspects of creativity emerge from the manifestations of fifth graders when performing Mathematical Modeling activities? From this questioning, we sought to conduct a literature review on creativity, mathematical creativity and Mathematical Modeling; elaborate Mathematical Modeling tasks that can trigger creative actions by the students; discuss characteristics of Mathematical Modeling related to emerging aspects of creativity; and perform a refinement of the educational product, modeling activities, based on the work considerations. For data collection, we used a mobile application for audio recording, a camera for video capture, and written production of students. For this work, we believe that Mathematical Modeling is one of the ways that can stimulate and engage students and provide the opportunity to learn mathematical content (VERTUAN, 2007). Regarding creativity, we believe that the activities used in the classroom can contribute to their development, verified in the dimensions presented by Alencar (1990): fluency, flexibility, originality and elaboration of ideas. In this research, we found that the relationship between Mathematical Modeling and Creativity occurred through the following categories of analysis: Creativity triggered due to students' knowledge about the investigated situations; The active role of students in solving mathematical modeling activities and as contributions of development in groups; Interest in the topic and student engagement in the development of the Mathematical Modeling activity; An experience in mathematical modeling activities as a tool for the emergence of creative products.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.titleManifestações da criatividade em modelagem matemática nos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeCreativity manifestations in mathematical in early yearspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO tema desta pesquisa surgiu do interesse nas questões relativas à criatividade em Modelagem Matemática e resultou na produção de um caderno de atividades -produto educacional desta pesquisa. A coleta de dados se deu junto a um 5º ano do Ensino Fundamental. Neste contexto, o trabalho traz a seguinte problemática: Quais aspectos de criatividade emergem das manifestações dos alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental, ao realizarem atividades de Modelagem Matemática? A partir desse questionamento, buscamos realizar uma revisão de literatura sobre criatividade, criatividade matemática e Modelagem Matemática; elaborar tarefas de Modelagem Matemática que pudessem desencadear ações criativas pelos alunos; discutir características da Modelagem Matemática relacionadas aos aspectos de criatividade emergentes; e realizar um refinamento do produto educacional, das atividades de Modelagem, a partir das considerações do trabalho. Para a coleta de dados, foram utilizados um aplicativo de celular para gravação de áudio, uma câmera para captação de vídeo, além da produção escrita dos alunos. Para este trabalho, acreditamos que a Modelagem Matemática é um dos caminhos que podem estimular e envolver os alunos e oportunizar a aprendizagem de conteúdos matemáticos (VERTUAN, 2007). Em relação à criatividade, acreditamos que as atividades utilizadas em sala podem contribuir no tocante ao seu desenvolvimento, verificadas nas dimensões apresentadas por Alencar (1990): fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração de ideias. Nesta pesquisa verificamos que a relação entre a Modelagem Matemática e a Criatividade aconteceu através das seguintes categorias de análise: Criatividade desencadeada devido aos conhecimentos dos alunos acerca das situações investigadas; O papel ativo dos alunos na resolução de atividades de Modelagem Matemática e as contribuições do desenvolvimento em grupos; O interesse pelo tema e o engajamento dos alunos no desenvolvimento da atividade de Modelagem Matemática; A experimentação em atividades de Modelagem Matemática como ferramenta para o surgimento do produto criativo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8108354586696988pt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee2Tortola, Emerson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3984024867334867pt_BR
dc.contributor.referee3Pires, Magna Natalia Marin-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345230466557782pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Palma,_Rafael_Montenegro_2019.pdf3,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Palma,_Rafael_Montenegro_2019_1.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons