Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBinotto, Charlote de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-02-05T13:51:40Z-
dc.date.available2020-02-05T13:51:40Z-
dc.date.issued2019-10-14-
dc.identifier.citationBINOTTO, Charlote de Oliveira. Ensino de estatística através da metodologia de resolução de problemas: uma proposta aplicada ao ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4687-
dc.description.abstractThe main objective of this work was to identify what contributions the Problem Solving methodology can bring to the teaching of statistical concepts in the third year of high school, as well as to elaborate, implement and analyze a methodological referral for the teaching of such concepts. In this research, we used the adaptation proposed by Mello (2018) that groups these nine steps into five steps. In this research, as in most research in mathematics education, qualitative research will be used. A questionnaire will be applied to the students of the third year of high school of the State School Presidente Castelo Branco to profile them, contributing to an a priori study on some topics of interest. The data collected were analyzed through the triangulation of methods: student annotations, theoretical framework and researcher teacher annotations. Dissertations that have already addressed the teaching of Statistics linked to the Problem Solving methodology will be reported, which will be addressed throughout the text. The methodology proved to be effective with regard to Teaching-Learning-Assessment, and the acceptance by students was satisfactory. In this methodology, the teacher ceases to be the main character -the one who teaches - to become a mediator, a questioner, that is, one who instigates and awakens to investigation, to reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSolução de problemaspt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.titleEnsino de estatística através da metodologia de resolução de problemas: uma proposta aplicada ao ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeStatistics Teaching Through Problem Solving: aproposal applied to secondary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal identificar que contribuições a metodologia de Resolução de Problemas pode trazer para o ensino de conceitos estatísticos no terceiro ano do ensino médio, bem como elaborar, implementar e analisar um encaminhamento metodológico para o ensino de tais conceitos. Nesta pesquisa, utilizou-se a adaptação proposta por Mello (2018) que agrupa esses nove passos em cinco etapas. Nesta investigação, e como na maioria das pesquisas em Educação Matemática, será utilizada a pesquisa qualitativa. Será aplicado um questionário aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco para traçar o perfil dos mesmos, colaborando para um estudo a priori sobre alguns temas de interesse. Os dados coletados foram analisados através da triangulação de métodos: anotações dos alunos, referencial teórico e anotações da professora pesquisadora. Serão relatadas dissertações que já abordaram o ensino de Estatística vinculado à metodologia de Resolução de Problemas, as quais serão abordadas no decorrer do texto. A metodologia mostrou-se eficaz no que se refere ao Ensino-Aprendizagem-Avaliação, bem como a aceitação pelos alunos foi satisfatória. Nessa metodologia, a professor deixa de ser o personagem principal –aquele que ensina –para se tornar mediador, questionador, ou seja, aquele que instiga e desperta para a investigação, para o raciocínio.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8143-8156pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3904653929979605pt_BR
dc.contributor.advisor1Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135797199918609pt_BR
dc.contributor.referee1Pedroso, André Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5463031203126624pt_BR
dc.contributor.referee2Figueira, Cleonis Viater-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2186997793739794pt_BR
dc.contributor.referee3Bennemann, Marcio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8786331555612738pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estatisticametodologiaresolucaoproblemas.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.