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Título: Pessoas com deficiência e o mundo do trabalho no município de Dois Vizinhos/PR
Título(s) alternativo(s): People with disabilities and the world of work in the municipality of Dois Vizinhos/PR
Autor(es): Kuss, Veridiana Lúcia Stachowski
Orientador(es): Cruz, Gilmar de Carvalho
Palavras-chave: Pessoas com deficiência - Emprego - Legislação
Trabalho - Aspectos sociais
Educação - Aspectos sociais
People with disabilities - Employment - Law and legislation
Work - Social aspects
Education - Social aspects
Data do documento: 30-Set-2015
Editor: Universidade Estadual do Centro Oeste
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: KUSS, Veridiana Lúcia Stachowski. Pessoas com deficiência e o mundo do trabalho no município de Dois Vizinhos/PR. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Comunitário) - Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati, 2015.
Resumo: O princípio fundamental da inclusão é que todos tenham seus direitos assegurados e respeitadas suas peculiaridades, garantindo sua liberdade e participação ativa socialmente. Neste sentido, foram criadas legislações e regulamentações que preveem os essas garantias. No entanto, o cumprimento efetivo destas disposições ainda não se deu de forma plena. Assim, o presente trabalho objetivou analisar como se dá a relação entre educação e o mundo do trabalho da pessoa com deficiência no município de Dois Vizinhos/PR, fundamentando-se no processo de seleção, na Lei de Cotas, atribuições e contribuições no desempenho de suas funções, processo escolar e vida social. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por intermédio da análise de conteúdo resultante de entrevistas semi-estruturadas realizadas em 05 empresas com mais de 100 funcionários, 02 instituições de ensino e 05 pessoas com deficiência inseridas no mundo do trabalho. Conclui-se que as pessoas com deficiência estão em um processo crescente de inserção no meio laboral. As empresas têm buscado cumprir a legislação, porém isso não ocorre na íntegra, principalmente, devido à falta de mão-de-obra adequada para o segmento empresarial. As pessoas com deficiências inseridas no trabalho desempenham, em sua grande maioria, atividades mecânicas e de pouco desenvolvimento de raciocínio, cumprindo normalmente com sua função de forma eficiente, eficaz e assídua. O estudo demonstrou que isto ocorre devido: ao contato com instituições educacionais especializadas, que fazem o elo entre família, trabalho e acessibilidade; às agências do trabalhado, através do cadastro e divulgação de vagas; e ao processo de seleção diferenciado e adequado às pessoas com deficiência, os quais têm sido grandes aliados na efetiva inserção no trabalho, diminuindo a rotatividade e aumentando a satisfação tanto do empresário como do contratado. Contudo, a relação empresa x educação ocorre entre instituições especializadas e não escola regular, exceto para vagas em nível técnico ou superior. Quanto ao processo educacional, apesar de terem sofrido preconceito no ensino regular, todos afirmaram ser de grande valia para a obtenção do trabalho formal, desenvolvimento pessoal e autonomia.
Abstract: teed and respected its peculiarities, ensuring their freedom and socially active participation. In this sense, laws and regulations that provide for the these guarantees were created. However, the effective implementation of these provisions not happened yet in full. The present study aimed to analyze how is the relationship between education and the world of work of the person with disabilities in the city of Two Neighbors / PR, taking account of the selection process, the Quota Law, duties and contributions performance its functions, school and social life process. The methodology was qualitative, through the resulting content analysis of semi-structured interviews in 05 companies with over 100 employees, 02 educational institutions and 05 people with disabilities entered the world of work. It concludes that people with disabilities are in a growing process of integration in the workplace. Companies have sought to comply with the legislation, but this does not occur in full, mainly due to lack of skilled manpower suited to the corporate segment. The people with disabilities inserted at work, for the most part, development, mechanical activities and little of reasoning, normally fulfilling its function efficiently, effectively and assiduous. The study showed that this is due: the contact with specialized educational institutions, which make the link between family, work and accessibility; the agencies worked through the registration and dissemination of vacancies; and the process of differentiated and suitable selection for people with disabilities, who have been great allies in effective insertion at work, reducing turnover and increasing the satisfaction of both the business owner and the contractor. However, the relationship business education x occurs between specialized agencies and non-regular school, except for vacancies in technical or higher level. As for the educational process, although they have suffered prejudice in mainstream education, all they said to be of great value to obtaining the formal work, personal development and autonomy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4624
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