Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBurato, Thais Aparecida-
dc.date.accessioned2019-11-06T13:13:55Z-
dc.date.available2019-11-06T13:13:55Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.citationBURATO, Thais Aparecida. Reformulação por paráfrase e por correção no processo de produção textual de artigo de opinião. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4522-
dc.description.abstractThe production of texts appropriate to each communicative situation has undeniable importance, but this does not always occur. Often the lack of prior knowledge about the genre of discourse that is most acceptable for each moment causes communication failures. Therefore, the present work deals with the process of textual production and focuses on the article of opinion, which is part of the argumentative sphere and enables the writer to express his point of view. The main objective was to study the process of construction and reconstruction of the text, analyzing each stage of production. Through this, it was possible to verify how the paraphrase and the correction act in the moments of writing. The articles of opinion produced by students of the third year of a state college in the city of Pato Branco – Paraná, who participated in the extension course "Workshop of reading, writing and rewriting of opinion articles" in its sixth edition were analyzed. the analysis was performed using the theories of Hilgert and Barros (1999), Bakhtin (2003), Lima (2013), among others. The first one was used to present and produce the diagnostic text of each student.This first text did not have the guidance of the teachers, it only presents the previous knowledge that each student had In the following meetings, the students had to return their texts and received guidelines on the characteristics of g Based on this, they produced four other versions with the same theme and one last opinion article with a different theme. After analyzing the data, it was possible to conclude that the most important reformulations are the correction, at times of changing the course of writing, and the paraphrase, when the article reaches a relatively stable form. Therefore, the correction changes the direction of the argumentation and of the whole construction of the text, since the paraphrase maintains the same idea dictated with different words. Anyway, anyone who is learning to write the genre of opinion articles regulates their language until they reach a desired level to persuade their readership.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectParáfrasept_BR
dc.subjectTextos - Análisept_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectParaphrasept_BR
dc.subjectTexts - Analysispt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.titleReformulação por paráfrase e por correção no processo de produção textual de artigo de opiniãopt_BR
dc.title.alternativeParaphrase and correction reformulation in the textual production process of opinion articlept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA produção de textos adequados a cada situação comunicativa possui importância indiscutível, porém nem sempre ocorre. Muitas vezes, a falta de conhecimento prévio sobre o gênero do discurso que é mais aceitável para cada momento causa falhas na comunicação. O presente trabalho trata do processo de produção textual e tem como foco o artigo de opinião, que faz parte da esfera argumentativa e possibilita ao articulista expressar seu ponto de vista. O principal objetivo foi estudar o processo de construção e reconstrução do texto, analisando cada etapa da produção. Através disso, foi possível descobrir quais as principais reformulações encontradas pelos articulistas selecionados durante os momentos de escrita. Foram analisados os artigos de opinião produzidos por alunos do terceiro ano de um colégio estadual da cidade de Pato Branco – Paraná, que participaram do curso de extensão "Oficina de leitura, escritura e reescritura de artigos de opinião”, em sua sexta edição. Para efetuar a análise foram utilizadas as teorias de Hilgert e Barros (1999), Bakhtin (2003), Lima (2013), entre outros. Além disso, foram analisadas as gravações da tela do computador feitas pelo software Screen Hunter 3.1, que permite analisar cada movimento realizado pelo articulista durante a formação. O curso teve, no total, sete encontros. O primeiro serviu para apresentação e produção de texto diagnóstico de cada aluno. Esse primeiro texto não contou com a orientação dos professores, apenas apresenta o conhecimento prévio que cada aluno possuía sobre o artigo de opinião. Nos encontros seguintes os alunos tiveram a devolutiva de seus textos e receberam orientações sobre as características do gênero do discurso estudado. A partir disso produziram outras quatro versões com o mesmo tema e um último artigo de opinião com tema diferente. Após análise dos dados foi possível perceber que a reformulação mais recorrente é a correção, sendo seguida da paráfrase, também presente em grande quantidade. Portanto, foram esses os fenômenos, baseados em Hilgert e Barros (1999), escolhidos para análise. A correção muda o rumo da argumentação e de toda a construção do texto, já a paráfrase mantém a mesma ideia, dita com palavras diferentes: quem está aprendendo a escrever o gênero artigo de opinião regula sua linguagem até alcançar um nível desejado para persuadir seu público leitor.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2238-3324pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157778039315945pt_BR
dc.contributor.advisor1Gritti, Letícia Lemos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1626-5930pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253638321010978pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Anselmo Pereira De-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130455629353729pt_BR
dc.contributor.referee2Gritti, Letícia Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2253638321010978pt_BR
dc.contributor.referee3Cambrussi, Morgana Fabiola-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6043221891913034pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PPGL_M_Burato, Thaís Aparecida_2019.pdf6,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.