Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4459
Título: Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Utilization of educational robotics for the study of non-linear resistors in the 9th year of fundamental education
Autor(es): Toureiro, Janaina de Oliveira Reis
Orientador(es): Schiavon, Gilson Junior
Palavras-chave: Física
Ensino - Meios auxiliares
Arduino (Controlador programável)
Resistores
Physics
Teaching - Aids and devices
Arduino (Programmable controller)
Electric resistors
Data do documento: 22-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: TOUREIRO, Janaina de Oliveira Reis. Utilização da robótica educacional para o estudo de resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.
Resumo: Pensando na melhoria do ensino e nas perspectivas atuais do sistema educacional brasileiro, o objetivo deste trabalho é desenvolver, implementar e avaliar o potencial pedagógico de um kit didático para o estudo de resistores não lineares por meio da Robótica Educacional. Os recursos de ensino empregados são de fácil acesso e baixo custo para professores e alunos. Corroborando com a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausebel, relacionada aos conceitos introdutórios de resistores não-Lineares as atividades experimentais do kit foram implementadas em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental II, de uma instituição privada, da cidade de Maringá - Paraná. Para a coleta de dados utilizou-se as respostas dos alunos durante o desenvolvimento das atividades, bem como um diário de campo produzido pelo professor. Os dados coletados foram apresentados e discutidos segundo os pressupostos da Teoria de Ausebel inferindo uma pesquisa qualitativa. O resultado obtido mostrou-se positivo no quesito motivacional e rendimento escolar dos alunos comprovados pelo aumento de interesse, na participação coletiva, e a verificação da aprendizagem significativa durante a realização das atividades.
Abstract: Thinking about the improvement of teaching and the current perspectives of the Brazilian educational system, the objective of this work is to develop, implement and evaluate the pedagogical potential of a didactic kit for the study of nonlinear resistors through Educational Robotics. The teaching resources employed are easily accessible and inexpensive for teachers and students corroborating with the meaningful learning method related to introductory non-linear concepts. The experimental activities of the kit were implemented in a class of the ninth grade of Elementary School II, from a private institution in the city of Maringá - Paraná. For the data collection the answers given by the students during the development of the activities were used as well as a field diary produced by the teacher / researcher. The data were presented and discussed second the assumptions of the qualitative research. The result obtained was positive in the motivational aspect and scholastic performance of the students, evidenced by the increase of interest, in the collective participation during the accomplishment of the activities.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: kit para programação básica de Arduino em resistores não lineares no 9º ano do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4459
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaeducacionalestudoresistores.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roboticaeducacionalestudoresistores_produto.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.