Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447
Título: Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio
Título(s) alternativo(s): References: establishing the appropriate scenario for the teaching of dinamics in high school
Autor(es): Piccin, Caroline Ohlweiler
Orientador(es): Dalmolin, Fabrício Tronco
Palavras-chave: Física (Ensino médio)
Física - Experiências
Ensino médio
Physics (High school)
Physics - Experiments
High school
Data do documento: 25-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PICCIN, Caroline Ohlweiler. Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio. 2019. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: Este trabalho propõe um produto educacional com o intuito de realizar um estudo sobre referenciais não inerciais e inerciais para averiguar se há influências no movimento dos corpos e, assim, estabelecer um cenário para o ensino da dinâmica no ensino médio utilizando atividades experimentais investigativas, a partir das quais foram produzidos vídeos apresentados aos alunos em uma sequência didática, a fim de discutir os efeitos visualizados em uma série de atividades diversificadas. Visando assim colaborar com uma reflexão sobre essa metodologia a ser utilizada nas aulas de Física, a qual possibilita aos alunos uma possível aprendizagem significativa, de forma ativa, raciocinando, compreendendo e elaborando o saber e os conceitos físicos a partir de seus conhecimentos prévios.
Abstract: This work proposes an educational product with the intention of conducting a study on non-inertial and inertial references to investigate if there are influences in the movement of bodies and, thus, to establish a scenario for the teaching of dynamics in high school using experimental investigative activities, from which were produced videos presented to the students in a didactic sequence, in order to discuss the visual effects, in a series of diversified activities. With these activities, the main goal was to collaborate with a reflection on the methodology used in the Physics classes, which allows the students a possible meaningful learning, in an active way, reasoning, understanding and elaborating the knowledge and the physical concepts, from their previous knowledge.
Descrição: Acompanha: Material de apoio ao professor: Referenciais: estabelecendo o cenário apropriado para o ensino da dinâmica no ensino médio, p. 186
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4447
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cenarioapropriadoensinomedio.pdf8,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.