Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4422
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Rodrigo Inácio-
dc.date.accessioned2019-09-18T17:26:17Z-
dc.date.available2019-09-18T17:26:17Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.citationFREITAS, Rodrigo Inácio. Mikhalkov: cinema e ideologia frente ao desmoronamento soviético. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4422-
dc.description.abstractAnna, a Russian film directed by Nikita Mikhalkov, released in 1993 and shot over more than a decade under the effectuation of Glasnost and Perestroika policies, portrays in its shape and content the political landscape that was drawn in the Socialist Bloc during the transition from the 80’s to the 90’s, the consequent redirection of economy and the changes in behavioral patterns to a Western-style consumer society effecting the landslide (Hobsbawm) of established structures. Made during this political, economical and cultural transformation era, the film reports contemporary facts but conditions them by the consensus (Benjamin) to the successive regime. The director conducts his young daughter’s interviews in order to present the replacement of the Socialist model as an evolution achieved according to him through a popular struggle against tyranny. This research intends to draft a formal analysis of the film, intrinsically related to the political, cultural and socioeconomic conjuncture in micro and macro scales and to the director’s inclinations, and it aims to present the liberalization and openness phenomenon as an imprisonment in the structures of global capitalism, corporate mercantilism (Chomsky), consensus politics, capitalism as cult and religion (Benjamin) and one-dimensionality of the contemporary human being (Marcuse) ruled by the absence of critical thought, alienation and consume.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMikhalkov, Nikita - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectDiretores e produtores de cinema - Rússia - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectUnião Soviética - Política e governopt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema) - Rússiapt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema) - União Soviéticapt_BR
dc.subjectUnião Soviética - Condições econômicaspt_BR
dc.subjectGlasnostpt_BR
dc.subjectPerestroikapt_BR
dc.subjectMikhalkov, Nikita - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectMotion picture producers and directors - Russia - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectSoviet Union - Politics and governmentpt_BR
dc.subjectDocumentary films - Russiapt_BR
dc.subjectDocumentary films - Soviet Unionpt_BR
dc.subjectSoviet Union - Economic conditionspt_BR
dc.titleMikhalkov: cinema e ideologia frente ao desmoronamento soviéticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAnna: dos 6 aos 18, filme russo dirigido por Nikita Mikhalkov, lançado em 1993 e rodado ao longo de mais de uma década sob a efetivação das políticas da Glasnost e da Perestroika, retrata enquanto forma e conteúdo o panorama político que se desenhava no antigo bloco socialista durante a transição dos anos de 1980 a 1990, o consequente redirecionamento da organização econômica e a mudança nos padrões comportamentais para uma sociedade de consumo nos moldes ocidentais efetivando o desmoronamento (Hobsbawm) das estruturas estabelecidas. Realizado durante essa fase de transformação política, econômica e cultural, o filme reporta acontecimentos daquele contexto, mas os condiciona à forte política de consenso do diretor ao regime sucessivo, que conduz as entrevistas feitas ao longo da década com a jovem filha a modo de apresentar a substituição do modelo socialista como uma evolução, mudança esta garantida, segundo ele, através da luta popular contra a tirania. O presente estudo busca traçar uma análise formal da obra, mas relacionada intrinsicamente com a conjuntura política, cultural e socioeconômica em micro e macro escalas e com as inclinações do diretor, assim como busca apresentar o fenômeno de liberalização e abertura como um aprisionamento às estruturas do capitalismo global, do mercantilismo organizacional (Chomsky), da política de consenso, do capitalismo como culto e religião (Benjamin) e de unidimensionalidade do homem contemporâneo (Marcuse), pautado pela acriticidade, alienação e consumo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1801496818966856pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2Faxina, Elson-
dc.contributor.referee3Almeida, Rogério Caetano de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Freitas, Rodrigo Inacio_2019.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.