Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Alan Gomes de-
dc.date.accessioned2013-04-03T19:23:31Z-
dc.date.available2013-04-03T19:23:31Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Alan Gomes de. Funções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas. 2013. 35 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of approach which allows the school teachers deal with the concept of quadratic function. It proposes the construction of knowledge through activities in dynamic geometry environment (GeoGebra), exploring the intuitive ideas of variation and dependence built between geometric objects without the mediation of algebraic and graphical representations,commonlyusedinthe classroom of high school.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio) – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores de ensino de segundo grau - Formaçãopt_BR
dc.subjectMathematics (High School) - Study and teachingpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectMathematics - Computer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectHigh school teachers - In-service trainingpt_BR
dc.titleFunções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de abordagem que permite ao professor do ensino médio tratar do conceito de função quadrática. Propõe a construção do conhecimento através de atividades desenvolvidas em ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), explorando as ideias intuitivas de variação e dependência construídas entre objetos geométricos sem a mediação das representações algébricas e gráficas, comumente empregadas na sala de aula do ensino médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Dorini, Fábio Antonio-
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Oliveira, Alan_2013.pdf929,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.