Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Alan Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-04-03T19:23:31Z | - |
dc.date.available | 2013-04-03T19:23:31Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Alan Gomes de. Funções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas. 2013. 35 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/436 | - |
dc.description.abstract | This work presents a proposal of approach which allows the school teachers deal with the concept of quadratic function. It proposes the construction of knowledge through activities in dynamic geometry environment (GeoGebra), exploring the intuitive ideas of variation and dependence built between geometric objects without the mediation of algebraic and graphical representations,commonlyusedinthe classroom of high school. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino médio) – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Funções (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Professores de ensino de segundo grau - Formação | pt_BR |
dc.subject | Mathematics (High School) - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Geometry | pt_BR |
dc.subject | Functions | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Computer-assisted instruction | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | High school teachers - In-service training | pt_BR |
dc.title | Funções e geometria: o uso de ambiente de geometria dinâmica como subsídio para a caracterização das funções quadráticas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem que permite ao professor do ensino médio tratar do conceito de função quadrática. Propõe a construção do conhecimento através de atividades desenvolvidas em ambiente de geometria dinâmica (GeoGebra), explorando as ideias intuitivas de variação e dependência construídas entre objetos geométricos sem a mediação das representações algébricas e gráficas, comumente empregadas na sala de aula do ensino médio. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dorini, Fábio Antonio | - |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Oliveira, Alan_2013.pdf | 929,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.