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Título: A tessitura estético-simbólica do jornalismo contemporâneo: uma análise da cobertura “NINJA” sobre a prisão do ex-presidente Lula
Título(s) alternativo(s): The aesthetic-simbolic structure of contemporary journalism: an analysis of the coverage “NINJA” about the arrest of expresident Lula
Autor(es): Murr, Priscila Tobler
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Silva, Luíz Inácio Lula da, 1945-
Mídia alternativa
Mídia digital
Jornalismo - Estética
Jornalismo - Inovações tecnológicas
Jornalismo eletrônico
Silva, Luíz Inácio Lula da, 1945-
Alternative mass media
Digital media
Journalism - Aesthetics
Journalism - Technological innovations
Online journalism
Data do documento: 15-Jul-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MURR, Priscila Tobler. A tessitura estético-simbólica do jornalismo contemporâneo: uma análise da cobertura “NINJA” sobre a prisão do ex-presidente Lula. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: O conteúdo noticioso veiculado pelos conglomerados de comunicação, por meio de mídia analógica ou digital, tem sua produção e reprodução baseadas em conjuntos de práticas atribuídas ao jornalismo desde seus primórdios. Seu ethos é evidenciado por meio de um padrão, fundamentado em uma série de preceitos e conceitos. Mesmo assim, as técnicas de elaboração no ramo acompanham as mudanças nas perspectivas temporal e espacial ao longo do tempo, seguindo as necessidades originadas a partir das transformações sociais. O aprimoramento com relação aos modos de fazer jornalismo, é condicionado pelos impactos sobre a organização da sociedade, da cultura, da política, da economia e da tecnologia. Sendo assim, as mudanças técnicas e pragmáticas têm reflexos tanto na forma e conteúdo, quanto na maneira pela qual se pratica a atividade, no Brasil e no mundo. Essas relações práticas como ponto nodal da autoprodução humana são evidenciadas por meio da criação de novas formas de expressão. Diante da (r)evolução tecnológica, por exemplo, a produção audiovisual tem destaque: suscitando mudanças com relação à linguagem e à concepção estética nesse âmbito, promove rupturas com relação aos padrões até então vigentes. Nesse sentido, o presente trabalho busca o esclarecimento com relação a tal modificação, analisando o percurso gerativo de sentidos expresso em dois vídeos produzidos pelo coletivo midialivrista de resistência Mídia NINJA, ambos tratando da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 07 de abril de 2018. Segundo esquematização analítica apoiada em Hegel (1992), Bourdieu (2007), Genro Filho (2012), Charaudeau (2015), Barthes (1990) e Pêcheux (1997) apontamos os elementos estéticos presentes nas imagens disponibilizadas em tal objeto, promovendo a distinção no que concerne ao sentido simbólico das mensagens transmitidas pelas imagens, em detrimento do padrão jornalístico hegemônico. A partir disso, o tensionamento entre a tese de poderio simbólico e os elementos estéticos do discurso, evidencia a tessitura estético-simbólica do jornalismo contemporâneo: essa dinâmica ultrapassa o padrão imposto através da esfera jornalística pelo padrão estético, que responde à readequação entre conteúdo e forma, empregado na produção NINJA.
Abstract: The news content transmitted by the communication conglomerates, through analogical or digital media has its production and reproduction based on practice sets assigned to the journalism since its beginnings. Its ethos is evidenced by a standard, grounded on a series of precepts and concepts. Even so, the techniques of elaboration on the field keep up with the changes in temporal and spatial perspectives over the time, following the requirements originated from the social transformations. The improvement/enhancement in the way of doing the journalism is conditioned for the impact over the organization on society, culture, politics, economy and technology. Thus, the technical and pragmatics changes reflect as much as in the form and content, as in the way the activity is practiced, in Brazil or in the world. Those practical relations as nodal point of human selfproduction are evidenced on the creation of new forms of expression. Facing the technological (r)evolution, for example, the audiovisual production is highlighted: provoking changes in relation to language and aesthetics conception in this scope, promotes ruptures on the current standards. In this, the present work aims the elucidation on this modification, analyzing the generative path of meaning express in two videos produced by the midialivrista collective of resistance, Mídia NINJA, both dealing the prison of former president Luiz Inácio Lula da Silva, on April 07th, 2018. According to the analytical framework supported by Hegel(1992), Bourdieu (2007), Genro Filho (2012), Charaudeau (2015), Barthes (1990) e Pêcheux (1997), we point out the aesthetic elements present in the available images on such object, promoting the distinction as regards the symbolic meaning of the messages conveyed by the images, on detriment of hegemonic journalism standard. From this, the tension between the symbolic power thesis and the aesthetic elements of discourse, show up the aesthetic-symbolism of contemporary journalism: this dynamic surpasses the standard imposed by the journalistic sphere by the aesthetic standard, which responds to the adjustment between content and form, used in the NINJA production.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4368
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