Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4245
Título: Consumo e meio ambiente na modernidade: dimensões educacionais e tecnológicas
Título(s) alternativo(s): Consumption and environment in modernity: education and technology approaches
Autor(es): Chaves, Alessandra Aparecida Pereira
Orientador(es): Silva, Maclovia Corrêa da
Palavras-chave: Consumo (Economia) - Aspectos ambientais - Estudo e ensinoConsumption (Economics) - Environmental aspects - Study and teaching
Educação ambiental - Curitiba (PR)
Professores - Formação
Civilização moderna
Inovações tecnológicas - Aspectos sociais
Consumidores - Educação
Conscientização
Comportamento do consumidor
Tecnologia educacional
Tecnologia
Consumption (Economics) - Environmental aspects - Study and teaching Environmental education - Curitiba (PR)
Environmental education - Curitiba (PR)
Teachers - In-service training
Civilization, Modern
Technological innovations - Social aspects
Consumer education
Awareness
Consumer behavior
Educational technology
Technology
Data do documento: 12-Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHAVES, Alessandra Aparecida Pereira. Consumo e meio ambiente na modernidade: dimensões educacionais e tecnológicas. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: Ao identificar os discursos e fatores que se interpuseram na composição dos padrões de consumo da sociedade moderna, analisou-se a modernidade em uma dimensão que ultrapassa a história e as fronteiras das nações. As representações de mundo veiculadas pelas mídias e pelo ambiente escolar justificam a renovação de pensamento, as formas de viver, o consumo e a constituição histórico-social do futuro. Por isso, foi indispensável fazer um levantamento do papel das tecnologias, da educação, cultura, neurociência e técnicas de marketing para constatar a complexidade do tema. Foram acrescentadas pesquisas em documentos físicos e virtuais como jornais, revistas, livros e normas. Diante das posturas teóricas, os termos foram tomados em sentido mais amplo, remetendo à pluralidade dos aspectos e das dimensões das experiências humanas. Além disso, desenvolvem-se as ideias sobre a natureza do problema da pesquisa, seus objetivos e finalidade, justificando e explanando sob qual referencial teórico os assuntos foram tratados. A metodologia utilizada para coleta e tratamento dos dados foi exploratório-descritiva, aplicação de questionários e observação das atividades desenvolvidas com estudantes de escolas municipais da cidade de Curitiba-PR. Dois cursos de extensão universitária com adultos e atividades com crianças foram desenvolvidos para abrir as discussões sobre consumo e consumismo. A Tese deu relevância ao papel da educação para disseminar as reflexões interdisciplinares sobre o consumo na modernidade, mudanças de hábitos, preservação e conservação ambiental. Contudo, é necessário que o desejo por transformações permeie os atos e ultrapasse as barreiras do trabalho com material reciclável e hortas escolares com o intuito de expandir os diálogos com os conteúdos curriculares.
Abstract: By identifying the discourses and factors that interposed in the composition of consumption patterns of modern society, we analyze modernity in a dimension that goes beyond the history and borders of nations. The world representations conveyed by the media and the school environment justify the thought renewal, the ways of living, the consumption and the historical and social constitution of the future. It was important therefore to make a survey of the role of technologies, education, culture, neuroscience and marketing techniques to verify the complexity of the topic. Research has been added on physical and virtual documents such as newspapers, magazines, books and rules. In view of the theoretical positions, the terms were taken in a broader sense, referring to the plurality of aspects and dimensions of human experiences. In addition, ideas about the nature of the research problem, its objectives and purpose are developed, justifying and explaining under what theoretical framework the subjects were treated. The methodology used to collect and treat the data was exploratory-descriptive, with application of questionnaires and observation of the activities developed with students of municipal schools in Curitiba city, Brazil. Two university extension courses with adults and activities with children were developed to open discussions on consumption and consumerism. The dissertation gave relevance to the role of education in disseminating interdisciplinary reflections on consumption in modernity, changes in habits, preservation and environmental conservation. However, it is necessary that the desire for transformations permeate the acts and surpass the barriers of work with recyclable material and school gardens in order to expand the dialogues with the curricular contents.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4245
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Chaves, Alessandra Aparecida Pereira_2019.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.