Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Alessandra Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2019-07-25T21:01:51Z-
dc.date.available2019-07-25T21:01:51Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationCHAVES, Alessandra Aparecida Pereira. Consumo e meio ambiente na modernidade: dimensões educacionais e tecnológicas. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4245-
dc.description.abstractBy identifying the discourses and factors that interposed in the composition of consumption patterns of modern society, we analyze modernity in a dimension that goes beyond the history and borders of nations. The world representations conveyed by the media and the school environment justify the thought renewal, the ways of living, the consumption and the historical and social constitution of the future. It was important therefore to make a survey of the role of technologies, education, culture, neuroscience and marketing techniques to verify the complexity of the topic. Research has been added on physical and virtual documents such as newspapers, magazines, books and rules. In view of the theoretical positions, the terms were taken in a broader sense, referring to the plurality of aspects and dimensions of human experiences. In addition, ideas about the nature of the research problem, its objectives and purpose are developed, justifying and explaining under what theoretical framework the subjects were treated. The methodology used to collect and treat the data was exploratory-descriptive, with application of questionnaires and observation of the activities developed with students of municipal schools in Curitiba city, Brazil. Two university extension courses with adults and activities with children were developed to open discussions on consumption and consumerism. The dissertation gave relevance to the role of education in disseminating interdisciplinary reflections on consumption in modernity, changes in habits, preservation and environmental conservation. However, it is necessary that the desire for transformations permeate the acts and surpass the barriers of work with recyclable material and school gardens in order to expand the dialogues with the curricular contents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos ambientais - Estudo e ensinoConsumption (Economics) - Environmental aspects - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCivilização modernapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumidores - Educaçãopt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConsumption (Economics) - Environmental aspects - Study and teaching Environmental education - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTeachers - In-service trainingpt_BR
dc.subjectCivilization, Modernpt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Social aspectspt_BR
dc.subjectConsumer educationpt_BR
dc.subjectAwarenesspt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleConsumo e meio ambiente na modernidade: dimensões educacionais e tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativeConsumption and environment in modernity: education and technology approachespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAo identificar os discursos e fatores que se interpuseram na composição dos padrões de consumo da sociedade moderna, analisou-se a modernidade em uma dimensão que ultrapassa a história e as fronteiras das nações. As representações de mundo veiculadas pelas mídias e pelo ambiente escolar justificam a renovação de pensamento, as formas de viver, o consumo e a constituição histórico-social do futuro. Por isso, foi indispensável fazer um levantamento do papel das tecnologias, da educação, cultura, neurociência e técnicas de marketing para constatar a complexidade do tema. Foram acrescentadas pesquisas em documentos físicos e virtuais como jornais, revistas, livros e normas. Diante das posturas teóricas, os termos foram tomados em sentido mais amplo, remetendo à pluralidade dos aspectos e das dimensões das experiências humanas. Além disso, desenvolvem-se as ideias sobre a natureza do problema da pesquisa, seus objetivos e finalidade, justificando e explanando sob qual referencial teórico os assuntos foram tratados. A metodologia utilizada para coleta e tratamento dos dados foi exploratório-descritiva, aplicação de questionários e observação das atividades desenvolvidas com estudantes de escolas municipais da cidade de Curitiba-PR. Dois cursos de extensão universitária com adultos e atividades com crianças foram desenvolvidos para abrir as discussões sobre consumo e consumismo. A Tese deu relevância ao papel da educação para disseminar as reflexões interdisciplinares sobre o consumo na modernidade, mudanças de hábitos, preservação e conservação ambiental. Contudo, é necessário que o desejo por transformações permeie os atos e ultrapasse as barreiras do trabalho com material reciclável e hortas escolares com o intuito de expandir os diálogos com os conteúdos curriculares.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2187170776006673pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maclovia Corrêa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.contributor.referee1Barboza, Liane Maria Vargas-
dc.contributor.referee2Casagrande Junior, Eloy Fassi-
dc.contributor.referee3Aprá, Alessandra Galli-
dc.contributor.referee4Fagundes, Alexandre Borges-
dc.contributor.referee5Silva, Maclovia Corrêa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Chaves, Alessandra Aparecida Pereira_2019.pdf2,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.