Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4211
Título: Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil
Título(s) alternativo(s): Hybrid views: landscape painting representations in the beginning of the 21th century in Brazil
Autor(es): Silva, Francis Rodrigues da
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Pintura paisagística brasileira - Séc. XXI
Pintura moderna - Séc. XXI
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Artes e sociedade
Cultura
Inovações tecnológicas
Tecnologia
Landscape painting, Brazilian - 21th century
Painting, Modern - 20th century
Interdisciplinary approach in education
Arts and society
Culture
Technological innovations
Technology
Data do documento: 16-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Francis Rodrigues da. Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil. 2019. 250 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A pintura de paisagem se estabeleceu como um gênero artístico, tratando da relação do ser humano com a natureza. No decorrer do tempo, este gênero sofreu modificações na sua representação, assim como o seu conceito, ampliando abordagens e envolvendo diversas áreas do conhecimento, com características interdisciplinares. Essas transformações são visíveis na produção brasileira de pintura, com uma tradição no gênero paisagístico, iniciada por artistas viajantes europeus, principalmente no século XIX. No Brasil, as construções simbólicas desse período se transformaram, apresentando outros rumos para a representação da paisagem do início do século XXI, em que os cânones tradicionais são revistos. As visualidades produzidas carregam características híbridas, sendo a pintura contaminada por outros meios expressivos, como a fotografia, tendo como resultado, imagens de vistas fragmentadas e ambíguas, trazendo princípios da colagem, com sobreposições e justaposições. O objetivo da dissertação é investigar a relação da paisagem, como conceito e representação, com a cultura e a tecnologia na produção de pintura do início do século XXI no Brasil, para assim compreender como se dão os processos de reelaboração de construções do passado, que de algum modo se modificam e produzem outras visualidades na pintura. As obras com a representação de paisagem pesquisadas, estão situadas entre os anos de 2000 e 2019 no Brasil, período com diversidade de produções. As pinturas selecionadas são analisadas a partir de pesquisa bibliográfica e pictórica, envolvendo a História da arte europeia e brasileira, considerando-se o conjunto da produção dos artistas selecionados e as características de cada obra. Dessa maneira, são apontadas associações, fluídas e intercruzadas, entre produções brasileiras em pintura e conceitos sobre processos culturais, da arte, da tecnologia e da paisagem, como meio simbólico e material, para a construção de representações no século XXI.
Abstract: Landscape painting is an art genre depicting the relationship between man and nature. As time went by, that gene has undergone changes in its representation, time and concept thus extending its approaches and involving several areas of knowledge and interdisciplinary subjects. The aforementioned transformations are visible in the Brazilian art production where the landscape genre tradition was introduced by European traveler artists mainly in the 19th century. In the beginning of the 21th century, Brazilian symbolic constructions changed and led to new ways of landscape representation that reviewed traditional canons. The visuals produced have hybrid characteristics and the painting is contaminated by other expressive means, such as photography, resulting in fragmented and ambiguous images through collage principles including superposition and juxtaposition. The present dissertation aims at investigating the relationship between landscape, as concept and representation, and culture and technology in the 21th century painting produced in Brazil aiming towards understanding the past construction re-elaboration processes which somehow has changed and, as a consequence, ended up producing other painting visualizations. The research focused on Brazilian works depicting landscapes between 2000 and 2019, a period with a wide diversity in art production. The selected paintings are analyzed through bibliographic and pictorial research considering Brazilian and European art history relationship, selected artist production and each work characteristics. Thus, the research points out fluid and interwoven associations between Brazilian painting and concepts about cultural process, art, technology and landscape, as symbolic and material means, to build representations in the 21th century
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4211
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Silva, Francis Rodrigues da_2019.pdf37,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.